Torre de celular

Definição - o que significa Cell Tower?

Uma torre de celular abriga o equipamento de comunicação eletrônica junto com uma antena para dar suporte à comunicação celular em uma rede. Uma torre de celular geralmente é uma estrutura elevada com a antena, transmissores e receptores localizados na parte superior.

Uma torre de celular também conhecida como torre de celular ou site de celular.

Definirtec explica a torre de celular

As torres de celular são geralmente colocadas de forma que possam cobrir uma área ampla. A faixa de trabalho de uma torre de celular depende de muitos fatores, como:

  • Potência nominal do transmissor
  • Frequência do sinal
  • Altura da antena acima de seus arredores
  • Taxa de dados de uplink / downlink necessária do dispositivo do cliente
  • Reflexo ou absorção de energia de rádio por edifícios ou vegetação próximos
  • Condições do tempo
  • Fatores geográficos ou regulatórios

As torres de celular são agrupadas em localizações geográficas onde a densidade populacional é alta e é provável que haja um grande número de usuários de telefones celulares. Isso ajuda a evitar a saturação da capacidade disponível, o que pode resultar em sinais de ocupado e consumidores insatisfeitos. Os telefones celulares são projetados para reconhecer a torre mais próxima. Isso é mostrado ao usuário na forma de intensidade do sinal, que representa a intensidade da conectividade entre a localização do usuário e a torre mais próxima que fornece o serviço. Quando um usuário faz uma chamada, o sinal de rádio emitido procura a torre mais próxima. A antena receptora da torre de celular então capta o sinal de rádio e inicia o processo de localização do chamador. Uma vez encontrados, os sinais de rádio são transmitidos de volta para o usuário e a comunicação é estabelecida com a passagem de ida e volta dos sinais de rádio.

A principal função de uma torre de celular é garantir a elevação adequada das antenas que recebem e transmitem sinais de radiofrequência de telefones celulares e outros dispositivos. Às vezes, para acomodar as preocupações estéticas da comunidade, as torres de celular são camufladas para se parecerem com árvores ou mastros. Para o funcionamento básico, espera-se que as torres de celular sejam adjacentes a uma estrada para acesso físico, com disponibilidade de conectividade de rede de telecomunicações e energia elétrica. Provedores de serviço móvel geralmente configuram torres de celular adjacentes para fazer uso de frequências diferentes. Isso ajuda a evitar qualquer “confusão” entre os aparelhos sobre qual antena de torre deve ser usada para conexão.