Terminal de abertura muito pequena (vsat)

Definição - O que significa Terminal de Abertura Muito Pequena (VSAT)?

Um terminal de abertura muito pequena (VSAT) é uma pequena estação terrestre de telecomunicações que recebe e transmite dados em tempo real via satélite.

Um VSAT transmite sinais de banda larga e estreita para satélites orbitais. Os dados dos satélites são então transmitidos para diferentes centros em outros locais ao redor do globoT.

Definirtec explica Terminal de Abertura Muito Pequena (VSAT)

Os usuários finais do VSAT têm uma caixa que atua como uma interface entre o computador e a antena externa ou transceptor de antena parabólica. O transceptor de satélite envia dados e recebe dados do satélite geoestacionário em órbita. O satélite envia e recebe sinais de uma estação terrestre, que atua como hub para o sistema. Cada usuário final é conectado a esta estação hub por meio do satélite em uma topologia em estrela. Para que um usuário VSAT se comunique com outro, os dados devem ser enviados ao satélite. Em seguida, o satélite envia os dados à estação hub para processamento posterior. Os dados são então retransmitidos para o outro usuário por meio de um satélite.

A maioria das antenas VSAT variam de 30 a 48 polegadas. As taxas de dados variam normalmente de 56 Kbps a 4 Mbps.

VSATs são mais comumente usados ​​para transmitir:

  • Dados de banda estreita. Isso inclui transações de ponto de venda, como cartão de crédito, pesquisa ou dados de identificação por radiofrequência (RFID), ou dados de controle de supervisão e aquisição de dados (SCADA)
  • Dados de banda larga, para o fornecimento de acesso à Internet via satélite para locais remotos, Voice over Internet Protocol (VoIP) ou vídeo

Os VSATs também são usados ​​para comunicações transportáveis ​​em movimento (usando antenas phased array) e comunicações marítimas móveis.

A história da comunicação ao vivo por satélite começou na NASA na década de 1960 com o desenvolvimento de um satélite chamado Syncom 1-3. O satélite transmitiu a cobertura das Olimpíadas de 1964 em Tóquio, no Japão, para telespectadores na Europa e nos Estados Unidos.