Telephone Consumer Protection Act (TCPA)

A Lei de Proteção ao Consumidor por Telefone (TCPA) é uma lei federal que foi promulgada em 1991, a fim de proteger os consumidores de chamadas e faxes de telemarketing indesejados. A TCPA proíbe o uso de sistemas de discagem automática e mensagens de voz pré-gravadas para ligar para os consumidores sem o seu consentimento prévio. A lei também impõe certas restrições ao uso de chamadas e faxes de telemarketing, tais como a proibição de chamadas para consumidores que tenham declarado anteriormente que não desejam receber tais chamadas.

O TCPA foi alterado várias vezes desde a sua primeira promulgação, nomeadamente na Lei de Protecção do Consumidor Telefónico de 2005, que acrescentou disposições proibindo a utilização de mensagens de texto e outras mensagens electrónicas sem o seu consentimento prévio.

O TCPA é aplicado pela Comissão Federal de Comunicações (FCC), que tem autoridade para impor multas de até $16.000 por violação. A FCC também criou um registro nacional de chamadas não solicitadas que os consumidores podem usar para optar por não fazer chamadas de telemarketing. Quantas vezes um operador de telemarketing pode telefonar-lhe antes de ser assediado? Não há uma resposta definitiva para esta pergunta, pois dependerá de uma série de fatores, incluindo a natureza da chamada de telemarketing, o país em que a chamada é feita e as leis e regulamentos específicos que se aplicam nessa jurisdição. No entanto, como regra geral, os operadores de telemarketing geralmente só estão autorizados a fazer um número limitado de chamadas para um determinado indivíduo antes que a chamada possa ser considerada assédio. Por exemplo, nos Estados Unidos, a Regra de Telemarketing de Vendas da Comissão Federal de Comércio proíbe que os telemarketers façam mais de três chamadas para uma determinada pessoa dentro de um período de 30 dias.

O que é uma linha telefónica residencial sob a TCPA?

Uma linha telefônica residencial sob o TCPA é uma linha telefônica que é usada principalmente para fins pessoais, familiares ou domésticos. Isto inclui linhas que são utilizadas para serviços de telecomunicações, tais como voz, dados e vídeo.

Quantas vezes uma empresa pode telefonar-lhe antes de ser assediada?

Nos Estados Unidos, o Telephone Consumer Protection Act (TCPA) proíbe que os telemarketers façam chamadas não solicitadas para os consumidores sem o seu consentimento expresso prévio. A TCPA também impõe certas restrições sobre como os telemarketers podem contatar os consumidores que previamente manifestaram interesse em receber chamadas da empresa.

Em termos gerais, uma empresa pode telefonar a um consumidor quantas vezes quiser, se o consumidor já tiver dado previamente o seu consentimento expresso para o fazer. No entanto, uma vez que o consumidor revogue o seu consentimento, a empresa deve parar de telefonar para eles.
Existem algumas excepções a esta regra geral. Por exemplo, o TCPA não proíbe as chamadas feitas para fins de emergência. Além disso, o TCPA não se aplica a chamadas feitas por organizações sem fins lucrativos isentas de impostos.

Se uma empresa for considerada em situação de violação da TCPA, pode estar sujeita a multas e outras sanções.

Os textos violam o TCPA?

Não há resposta definitiva para esta pergunta, pois depende do conteúdo específico das mensagens de texto em questão e de como elas estão sendo utilizadas. No entanto, se os textos estiverem a ser utilizados para fins de marketing ou promocionais, então existe o risco de poderem violar o TCPA. Isto porque o TCPA contém regras rigorosas sobre como as mensagens de telemarketing podem ser enviadas, e os infractores podem estar sujeitos a multas significativas. Portanto, se você está planejando usar textos para fins de marketing, é importante ter certeza de que está em conformidade com o TCPA.

O que é permitido pelas normas TCPA?

A Lei de Proteção ao Consumidor Telefônico (TCPA) é uma lei que foi promulgada em 1991 para proteger os consumidores de chamadas não solicitadas de telemarketing. A lei proíbe os telemarketers de fazer chamadas não solicitadas para consumidores que não tenham dado o seu consentimento expresso prévio. A TCPA também impõe certos requisitos aos telemarketing, tais como a divulgação da sua identidade e do objectivo da chamada no início da mesma, e permite ao consumidor optar por não receber chamadas futuras.