Software de contabilidade

Definição - o que significa software de contabilidade?

O software de contabilidade é um tipo de software de computador usado por profissionais de contabilidade para gerenciar contas e realizar operações contábeis.

Contabilidade é a prática sistemática, trabalho ou processo de comunicação e registro de informações financeiras. Em um ambiente de negócios, isso é feito para fins de auditorias internas e externas, relatórios necessários e análises financeiras para atender aos requisitos legais ou gerenciais internos. A contabilidade também pode incluir medição, classificação, verificação, somatório e interpretação sistemática e diversa das informações financeiras.

O software de contabilidade pode variar de programas simples de entrada única usados ​​para manutenção de registros individuais até sistemas mais sofisticados de entrada dupla que podem processar contas a receber, contas a pagar, folha de pagamento e estoque, entre outras funções.

No Reino Unido, o software de contabilidade pode ser referido como software de contas.

Definirtec explica software de contabilidade

A contabilidade corporativa tornou-se altamente regulamentada e é mais importante do que nunca, porque permite que as empresas rastreiem suas transações financeiras e recebam relatórios e análises quase instantâneos. Antes de existir o software de contabilidade, as tarefas de contabilidade tinham que ser executadas manualmente. Ao automatizar essas tarefas, o software de contabilidade reduz o custo da contabilidade. Ele também fornece relatórios mais precisos e oportunos, permitindo que as empresas usem melhor as informações para tomar decisões financeiras.

Em 2001, uma série de grandes corporações, incluindo Arthur Anderson, Enron, Quest, WorldCom e Sunbeam, estiveram envolvidas em escândalos contábeis, que enganaram acionistas em bilhões de dólares e resultaram em uma grande revisão dos padrões contábeis, regulamentos de auditoria e práticas contábeis corporativas . Isso também resultou na aprovação da Lei Sarbanes-Oxley de 2002, que estabeleceu padrões de contabilidade novos e mais rígidos para as empresas públicas.

Enquanto as empresas menores podem optar por pacotes de software de contabilidade prontos para uso, as grandes empresas tendem a desenvolver programas personalizados para atender às suas necessidades individuais.