Sistema global para comunicações móveis (gsm)

Definição - O que significa Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM)?

O Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM) é um padrão de segunda geração (2G) para redes móveis.

No início dos anos 1980, um grupo foi formado pelo European Telecommunications Standards Institute (ETSI) para desenvolver um sistema de comunicação móvel digital. Com o nome apropriado de Groupe Speciale Mobile (GSM), sua principal tarefa era desenvolver uma rede única e consistente para toda a Europa e apresentar uma solução técnica melhor e mais eficiente para a comunicação sem fio.

O padrão GSM opera em três diferentes frequências portadoras: a banda de 900 MHz, que era usada pelo sistema GSM original; a banda de 1800 MHz, que foi adicionada para suportar o aumento do número de assinantes e a frequência de 1900 MHz, que é usada principalmente nos EUA

Embora o GSM seja baseado no sistema de acesso múltiplo por divisão de tempo (TDMA), sua tecnologia usa sinalização digital e canais de voz e é considerada um sistema de telefonia móvel de segunda geração (2G).

Definirtec explica o Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM)

O padrão GSM deu origem a serviços sem fio como o General Packet Radio Service (GPRS) e Enhanced Data Rates for GSM Evolution (EDGE). Seus usuários finais foram os primeiros a aproveitar as vantagens de uma implementação barata de SMS (sistema de mensagens curtas), que é mais conhecido como mensagens de texto.

Por ser uma rede celular, o GSM faz uso de células para fornecer comunicação sem fio aos assinantes que estão nas proximidades dessas células. As quatro células principais que compõem uma rede GSM são chamadas macro, micro, pico e femto. A cobertura externa é normalmente fornecida por macro e micro células, enquanto a cobertura interna geralmente é fornecida pelas pico e femto células.

Os telefones GSM podem ser identificados pela presença de um Módulo de Identidade do Assinante (SIM). Este pequeno objeto, que tem a largura de um dedo, é um cartão inteligente removível que contém as informações de assinatura do usuário, bem como algumas entradas de contato. Este cartão SIM permite que um usuário mude de um telefone GSM para outro. Em alguns países, especialmente na Ásia, os telefones GSM estão bloqueados para uma operadora específica. No entanto, se um usuário consegue desbloquear um telefone, ele pode inserir qualquer SIM de qualquer operadora no mesmo telefone.

Uma das principais vantagens do padrão GSM é a capacidade de fazer roaming e trocar de operadora usando unidades móveis individuais (se as redes parceiras estiverem localizadas em seu destino).