Sistema de arquivos andrew (afs)

Definição - O que significa Andrew File System (AFS)?

Andrew File System (AFS) é um sistema de arquivos de rede distribuído desenvolvido pela Carnegie Mellon University. As empresas usam um AFS para facilitar o acesso ao arquivo do servidor armazenado entre as máquinas clientes AFS localizadas em áreas diferentes. O AFS oferece suporte a servidores confiáveis ​​para todos os clientes de rede que acessam locais de arquivos de namespace homogêneos e transparentes.

Um AFS pode ser acessado de um ambiente distribuído ou plataforma independente de localização. Um usuário acessa um AFS de um computador executando qualquer tipo de sistema operacional com autenticação Kerberos e recursos de namespace único. Os usuários compartilham arquivos e aplicativos depois de fazer login em máquinas que interagem com a infraestrutura de computação distribuída (DCI).

Definirtec explica Andrew File System (AFS)

Em redes distribuídas, um AFS depende do cache local para aprimorar o desempenho e reduzir a carga de trabalho. Por exemplo, um servidor responde a uma solicitação de estação de trabalho e armazena os dados no cache local da estação de trabalho. Quando a estação de trabalho solicita os mesmos dados, o cache local atende à solicitação.

As redes AFS empregam componentes de servidor e cliente, como segue:

  • Um cliente pode ser qualquer tipo de máquina que gere solicitações para arquivos do servidor AFS armazenados em uma rede.
  • Depois que um servidor responde e envia um arquivo solicitado, o arquivo é armazenado no cache local da máquina cliente e apresentado ao usuário da máquina cliente.
  • Quando um usuário acessa o AFS, o cliente usa um mecanismo de retorno de chamada para enviar todas as alterações ao servidor. Os arquivos usados ​​com frequência são armazenados para acesso rápido no cache local da máquina cliente.

O AFS equipa os usuários com várias permissões de controle de acesso, como segue:

  • Consultar (1): Os usuários podem acessar e listar o diretório e o conteúdo do subdiretório do AFS e revisar a lista de controle de acesso (ACL) de um diretório.
  • Inserir (i): Os usuários podem adicionar novos subdiretórios ou arquivos.
  • Excluir (d): Os usuários podem remover arquivos de diretório.
  • Administrar (a): Os usuários podem modificar a ACL do diretório inicial.
  • Ler (r): Os usuários podem visualizar o diretório de arquivos ou conteúdo de subcategorias, pois o AFS oferece suporte ao conjunto de controle de permissão de Leitura do Proprietário Unix padrão.
  • Gravar (w): Os usuários podem modificar ou gravar arquivos, pois o AFS oferece suporte ao conjunto de controle de permissão de Gravação do Proprietário Unix.
  • Look (k): Os processadores podem usar o diretório para executar programas que requerem arquivos Flock.