Setor ruim

Definição - o que significa setor ruim?

Um setor defeituoso é uma parte ou subdivisão inutilizável dentro de uma trilha em um disco magnético ou óptico localizado no disco rígido ou unidade flash de um computador. Normalmente se forma como resultado de dano físico ou, raramente, da incapacidade do sistema operacional (SO) de acessar as informações.

O dano físico ocorre na superfície do disco ou como resultado de uma falha do transistor da memória flash. Uma vez que o setor defeituoso é identificado pelo software utilitário de disco - como SCANDISK ou CHKDSK em sistemas Microsoft, ou badblocks em sistemas Unix e semelhantes a Unix - ele marca os setores com falha para que o SO possa ignorá-los no futuro. Todos os sistemas de arquivos contêm especificações para marcas de setor defeituosas.

Um setor defeituoso também é conhecido como bloco defeituoso.

Definirtec explica o setor ruim

Vários setores sobressalentes estão localizados em discos rígidos modernos. O firmware de um controlador de disco identifica setores defeituosos e os remapeia para um setor físico diferente. Quando um setor defeituoso é identificado, ocorre o remapeamento automático; esse processo automatizado normalmente ocorre quando um setor é sobrescrito. O setor nunca é reaproveitado. Em vez disso, o controlador da unidade apenas remove o endereço do setor da lista de locais de armazenamento utilizáveis ​​na ROM.

Quase todos os discos rígidos têm setores defeituosos identificados durante o processo de fabricação, e os endereços desses setores defeituosos são mantidos na ROM do controlador de disco, permitindo que essas áreas permaneçam usadas durante qualquer operação do disco. Quando setores defeituosos aparecem após o processo de fabricação, geralmente há um impacto que faz com que a cabeça do disco bata na superfície giratória, causando danos à superfície muito delicada do disco. É semelhante a deixar cair a agulha de um disco de gramofone e arranhar o vinil.

A deterioração da superfície de gravação também pode causar o aparecimento de setores defeituosos. Uma unidade que mostra setores defeituosos, especialmente se mais aparecem regularmente, deve ser copiada e substituída para evitar perda de dados severa.

A lista de setores defeituosos fornecida pela fábrica é conhecida como Lista P, e setores defeituosos encontrados após a instalação do usuário final compreendem o que é conhecido como Lista G