Servidor de hospedagem

Definição - o que significa hospedagem de servidor?

A hospedagem de servidor refere-se à terceirização do posicionamento do servidor e da plataforma de uma organização para um provedor de hospedagem gerenciada (MSP) terceirizado. Um cliente usa a Internet para se conectar a dados e aplicativos em um servidor gerenciado e paga uma taxa recorrente ao provedor de hospedagem. Um MSP geralmente opera e gerencia grandes centros de dados com dezenas, centenas ou milhares de servidores hospedados para dois ou mais clientes. Este modelo é conhecido como colocation ou colocated hosting.

O modelo de hospedagem de servidor oferece o melhor cenário de todos os mundos, dando às organizações acesso a plataformas de servidor para hospedar seus aplicativos e dados sem arcar com os custos associados.

A hospedagem de servidor também é conhecida como hospedagem gerenciada.

Definirtec explica Server Hosting

A hospedagem de servidores começou como uma maneira das organizações eliminarem a sobrecarga logística associada à operação de um servidor ou data center. O trabalho extra necessário inclui acomodação de espaço para o data center, segurança (física e virtual), proteção contra incêndio / temperatura. Os maiores obstáculos estão relacionados aos custos de pessoal de TI, manutenção / atualização de hardware e substituição de servidores obsoletos.

Um MSP geralmente fornece uma parte ou a totalidade de um servidor de hardware para um cliente, e isso inclui um ambiente virtualizado. Para pequenos aplicativos que não requerem recursos de computação significativos, um cliente pode optar por pagar apenas por um servidor hospedado virtualizado ou compartilhado. Para aplicativos maiores e mais exigentes, como aplicativos de processamento de transações online (OLTP), é melhor alugar um servidor físico dedicado inteiro. Isso é conhecido como hospedagem dedicada.

Um cliente pode usar o servidor alocado para atender aos requisitos. Eles podem instalar seus aplicativos e acessá-los pela Internet e ativar ou desativar o acesso. No entanto, o provedor de hospedagem pode estabelecer algumas restrições, como as seguintes:

  • Restringindo tipos de clientes questionáveis ​​ou sensíveis à segurança (provedores de conteúdo adulto, fabricantes de armas, etc.)
  • Colocar um limite na quantidade de tráfego gerado e transferido por um cliente durante um determinado período
  • Prevenir dados perigosos, como malware e vírus

Na maioria das vezes, os clientes são livres para usar seu servidor hospedado como desejarem. Para pequenas e médias empresas, a hospedagem gerenciada oferece um método excelente de acessar os recursos necessários sem investir em competências não essenciais, como um data center e equipe de TI. No entanto, as empresas maiores podem optar por manter o servidor de hospedagem internamente. Essas organizações valorizam muito a segurança, a sensibilidade e a integridade dos dados, ou dependem tanto de seus sistemas de informação (SI) que a hospedagem de servidores não é uma opção viável. Exemplos de tais organizações são grandes bancos comerciais, empresas de segurança e usinas nucleares.