Scanner de imagem

Definição - o que significa Scanner de imagem?

Um scanner de imagem é um dispositivo digital usado para digitalizar imagens, fotos, textos e objetos impressos e depois convertê-los em imagens digitais. Os scanners de imagens são usados ​​em uma variedade de aplicações domésticas e industriais, como design, engenharia reversa, órteses, jogos e testes. O tipo de scanner mais usado em escritórios ou residências é o scanner de mesa, também conhecido como máquina Xerox. Este moderno scanner de imagens é um descendente dos primeiros dispositivos de entrada de fax e equipamentos de telegrafia.

Definirtec explica o Image Scanner

O scanner de imagem foi introduzido em 1957 por uma equipe liderada por Russell Kirsch no US National Bureau of Standards (agora o National Institute of Standards and Technology).

Quando um documento é colocado dentro de um scanner, a imagem é primeiro digitalizada e, em seguida, os dados digitalizados são processados ​​e enviados para um sistema de computador. Os scanners podem ler a cor vermelho-verde-azul da matriz de cores e a profundidade dessas cores é medida com base nas características da matriz. A resolução da imagem é medida em pixels por polegada.

Existem vários tipos de scanners:

  1. Scanners de tambor: digitalizam uma imagem com tubos fotomultiplicadores (PMT). Os originais reflexivos são acumulados com um cilindro ou tambor de acrílico, que gira quando o objeto é passado para digitalização em frente à ótica de precisão. Essas ópticas então transmitem as informações da imagem ao PMT. Para cores, um scanner de tambor usa três PMTs para ler vermelho, azul e verde.
  2. Scanners de mesa: consistem em um painel de vidro e uma matriz ótica móvel de digitalização de dispositivo de carga acoplada (CCD). Flatbeds contêm três matrizes de sensores junto com filtros vermelho, verde e azul. As imagens a serem digitalizadas são colocadas planas no painel e uma cobertura densa é usada para impedir a entrada de luz ambiente. Em seguida, as matrizes de sensores e a fonte de luz se movem para ler toda a área da imagem. Para imagens transparentes, são utilizados acessórios especiais para iluminá-las pela parte superior.
  3. Scanners de filme: tiras de slides ou negativos são colocados em um suporte dentro do scanner de filmes. Este transportador é movido com a ajuda de um motor ao longo de uma lente e um sensor CCD.
  4. Scanners manuais: dispositivos portáteis puxados pela superfície da imagem para digitalizar imagens grandes.
  5. Scanners 3D: esses scanners dependem da colocação de marcadores de referência que são usados ​​para alinhar a posição do elemento no espaço.
  6. Scanners de câmera digital de mesa: uma impressora all-in-one junto com um scanner de câmera digital de mesa. Este scanner oferece digitalização de imagens em alta velocidade.
  7. Scanner de smartphone: os aplicativos podem ser baixados em muitos dispositivos de smartphones, permitindo que digitalizem documentos por meio de exposições de câmeras digitais e forneçam saída em formatos JPEG ou PDF.