Satélite geossíncrono

Definição - O que significa Satélite Geossíncrono?

Um satélite geossíncrono é um satélite que orbita a Terra e repete gradualmente sua órbita sobre pontos específicos da Terra.

Redes geossíncronas são redes de comunicação baseadas na comunicação por meio de satélites geossíncronos. A órbita geossíncrona é o tipo mais comum de órbita para um satélite de comunicação.

O conceito de satélite geoestacionário para fins de comunicação foi publicado inicialmente em 1928 por Herman Potocnik. O benefício desse tipo de satélite é que as antenas receptoras podem ser fixadas no lugar, tornando-as mais baratas do que as antenas de rastreamento. Esses satélites também revolucionaram a transmissão de televisão, as comunicações globais e a previsão do tempo.

Definirtec explica satélite geossíncrono

Quando este tipo de órbita de satélite é colocado sobre o equador, a órbita é circular e a velocidade angular é idêntica à da Terra e o satélite é conhecido como satélite geoestacionário. Este satélite estaria em uma órbita geoestacionária e geossíncrona. Atribuindo à sincronização, o satélite parece estar parado.

Esses satélites são colocados a uma altitude de aproximadamente 22,000 milhas diretamente sobre o equador e giram na mesma direção em que a Terra gira de oeste para leste. Nessa altitude, o satélite leva 24 horas para circundar a Terra.

Se a órbita de um satélite geossíncrono não estiver alinhada corretamente com o equador, a órbita é chamada de órbita inclinada. Esses satélites parecem oscilar diariamente em torno de um ponto fixo. Quando o ângulo entre a órbita e o equador diminui, a magnitude da oscilação torna-se menor. Quando a órbita está inteiramente sobre o equador, o satélite permanece estacionário em relação à superfície da Terra e a órbita é conhecida como órbita geoestacionária.

A maioria dos satélites de telecomunicações usa a órbita geoestacionária, pois a velocidade dos satélites de telecomunicações corresponde à velocidade de rotação da Terra. Como eles parecem fixos no céu, é fácil apontar uma antena parabólica para uma direção fixa, e os satélites podem apontar seus equipamentos de telecomunicações para pontos fixos no solo.