Retrosourcing

Definição - O que significa Retrosourcing?

A retro-terceirização está mudando de operações terceirizadas para operações internas.

A retrocontratação é geralmente o resultado da expiração ou rescisão do contrato. No entanto, o processo geralmente envolve a restauração dos princípios de tecnologia e negócios e, possivelmente, a recontratação do pessoal anteriormente utilizado quando a operação era feita internamente.

Definirtec explica Retrosourcing

Ter um plano de retro-terceirização é especialmente importante quando uma organização se envolve pela primeira vez com a terceirização. Este é o reconhecimento da possibilidade de que o relacionamento de terceirização pode falhar. As etapas de remediação envolvidas custam tempo, dinheiro e recursos.

Jerry E. Durant, fundador do International Institute for Outsource Management, enumera sete estágios para retroalimentação em um white paper de 2008 intitulado "Retrosourcing - A Safety Net for Outsourcing Engagements". Eles estão resumidos e parafraseados abaixo:

  1. Reconheça o problema: decida que ele não pode ser resolvido sem incorrer em riscos e eventos inaceitáveis ​​que causam grandes interrupções nos negócios.
  2. Rescisão do contrato / acordo: Use uma cláusula de não renovação ou redução do contrato no contrato ou acordo.
  3. Plano de retorno de energia: estabeleça uma equipe para assumir a responsabilidade interna pelas operações terceirizadas ou considere usar outro provedor de serviços. O objetivo deve ser retornar a operação a um nível de normalidade.
  4. Separe completamente: termine o acordo de terceirização completamente. Não deixe o relacionamento aberto. Fazer o contrário apenas consumiria tempo e recursos valiosos e apresentaria falsas esperanças de que o relacionamento comercial anterior se mostraria benéfico.
  5. Engajar-se: a participação plena e íntima na operação anteriormente terceirizada é necessária, o que será difícil. Durant estima que isso pode exigir até 25% dos recursos disponíveis para trazer a operação de volta para dentro da empresa.
  6. Análise da causa raiz: determine todos os fatores e condições causais. Antecipe que tanto a empresa quanto o contratante podem ser culpados.
  7. Retomar a (s) operação (ões): retome as operações, mas não espere retomar as operações normais, pois isso geralmente leva anos. Às vezes, as operações normais nunca ocorrem novamente.