Registro dns

Definição - o que significa registro DNS?

Um registro DNS é um registro de banco de dados usado para mapear uma URL para um endereço IP. Os registros DNS são armazenados em servidores DNS e funcionam para ajudar os usuários a conectar seus sites ao mundo exterior. Quando o URL é inserido e pesquisado no navegador, esse URL é encaminhado aos servidores DNS e, em seguida, direcionado ao servidor Web específico. Esse servidor da Web então atende ao site consultado descrito na URL ou direciona o usuário a um servidor de e-mail que gerencia as mensagens recebidas.

Os tipos de registro mais comuns são A (endereço), CNAME (nome canônico), MX (troca de correio), NS (servidor de nomes), PTR (ponteiro), SOA (início de autoridade) e TXT (registro de texto).

Definirtec explica o registro DNS

Os diferentes tipos de registros DNS são os seguintes:

  • Registro de servidor de nomes (NS): descreve um servidor de nomes para o domínio que permite pesquisas DNS em várias zonas. Todos os servidores de nomes primários e secundários devem ser relatados por meio deste registro.
  • Registro MX (Mail Exchange): Permite que o correio seja enviado para os servidores de correio corretos localizados no domínio. Além dos endereços IP, os registros MX incluem nomes de domínio totalmente qualificados.
  • Registro de endereço (A): usado para mapear um nome de host para um endereço IP. Geralmente, os registros A são endereços IP. Se um computador consiste em vários endereços IP, placas adaptadoras ou ambos, ele deve possuir vários registros de endereço.
  • Registro de nome canônico (CNAME): pode ser usado para definir um alias para o nome do host
  • Registro de texto (TXT): permite a inserção de texto arbitrário em um registro DNS. Esses registros adicionam registros SPF a um domínio.
  • Registro Time-to-Live (TTL): define o período de dados, que é ideal quando um servidor DNS recursivo consulta as informações de nome de domínio
  • Registro de início de autoridade (SOA): Declara o host mais autorizado para a zona. Cada arquivo de zona deve incluir um registro SOA, que é gerado automaticamente quando o usuário adiciona uma zona.
  • Registro de Ponteiro (PTR): Cria um ponteiro, que mapeia um endereço IP para o nome do host para fazer pesquisas reversas.