Rede de longa distância (wan)

Definição - O que significa Wide Area Network (WAN)?

Uma rede de longa distância (WAN) é uma rede que existe em uma área geográfica de grande escala, em comparação com outros tipos de rede, como uma rede de área local (LAN).

Uma WAN conecta diferentes redes menores, incluindo redes locais (LANs) e redes metropolitanas (MANs), para que os computadores e usuários em um local possam se comunicar com computadores e usuários em outros locais. A implementação da WAN pode ser feita por meio de um sistema de transmissão público ou de uma rede privada.

Definirtec explica Wide Area Network (WAN)

De muitas maneiras, uma WAN funciona de maneira semelhante a uma LAN, apenas em uma escala maior. Normalmente, TCP / IP é o protocolo usado para uma WAN, em combinação com dispositivos como roteadores, switches, firewalls e modems.

Uma das maneiras mais básicas de pensar sobre uma rede de área ampla envolve entender como e por que ela conecta redes locais menores. Novamente, a rede de área local é definida dentro de uma pequena área geográfica. Normalmente, é em uma única casa de família ou em um prédio comercial individual. A LAN geralmente usa um único modem ou roteador como seu “gateway” ou ponto de conexão para a Internet ou diretamente para outras LANs.

Uma rede de longa distância leva essas LANs individuais como nós e os “agrupa” por meio de conectividade mais ampla que abrange uma área geográfica maior. Essa arquitetura serve a vários propósitos; por exemplo, para conectar LANs diferentes que representam filiais individuais de uma organização multinacional, para construir uma rede "guarda-chuva" maior.

WAN Comutada por Circuito Tradicional

Até o momento, muitas redes de longa distância têm sido compostas de infraestruturas de rede comutadas. A WAN comutada por circuito geralmente é construída em um modelo de PSTN ou ISDN, outro tipo de capacidade de rede comutada por circuito que usa comutação de telefonia tradicional.

Outras opções de tecnologia incluem o uso de redes de ondas de rádio ou fibra óptica para criar a rede de longa distância.

No entanto, novos tipos de redes de longa distância estão mudando o que é possível neste campo interessante.

VoIP e SD-WAN

Em primeiro lugar, existe a rede de longa distância definida por software ou SD-WAN. Ao utilizar a funcionalidade de rede inteligente, uma SD-WAN cria mais funcionalidade no espaço da rede de longa distância. De certa forma, automatiza alguns dos processos que costumavam ser feitos por hardware discreto em um ambiente de comutação de circuito tradicional.

Outra inovação importante é o protocolo de voz sobre Internet (VoIP), em que esse tipo de nova conectividade IP pode ser usado como alternativa à WAN comutada por circuito tradicional por telefonia.

Os especialistas estão falando sobre o uso de configurações SD-WAN para criar redes VoIP mais distribuídas. Alguns falam sobre “hospedar seu próprio VoIP” como um modelo emergente, onde empresas criativas estão hospedando seus próprios serviços e construindo redes baseadas na estrutura VoIP e controladas por uma SD-WAN.

Outra inovação é o uso de redes de longa distância que conectam LANs virtuais ou “VLANs”. Em uma rede local virtual, nós ou peças de hardware individuais controlam o tráfego para mais de uma LAN, com as LANs sendo configuradas virtualmente em vez de fisicamente. A WAN pode administrar essas configurações da mesma forma que faria com uma LAN tradicional.

Em geral, a WAN fornece a funcionalidade para conexões de trabalho remoto e tudo o mais que entra em sistemas de rede geograficamente distribuídos. As WANs têm suas próprias interfaces com a Internet global como um todo, trabalhando com endereçamento e outras convenções para tornar clusters de LAN geograficamente dispersos consistentemente universais.