Definição - O que significa File Area Network (FAN)?
A rede de área de arquivos (FAN) é uma abordagem de rede de computadores que inclui vários métodos para compartilhamento de arquivos e gerenciamento de dados em uma rede. Ele aprimora a capacidade e a infraestrutura de armazenamento, fornecendo um sistema de controle e compartilhamento de arquivos heterogêneo e centralizado. A camada de desacoplamento incluída no FAN separa a localização do arquivo físico do acesso lógico ao arquivo.
FAN é semelhante à rede de área de armazenamento (SAN). Ambos são uma forma sistemática de armazenar e gerenciar dados em massa em um ambiente de rede de computadores.
Definirtec explica File Area Network (FAN)
A principal função do FAN é melhorar e organizar dados não estruturados. Para isso, a FAN utiliza diversos mecanismos, que são descritos na lista de recursos a seguir. FAN é a solução para certos tipos de problemas de sistema, como vinculação ou vinculação entre aplicativos e dispositivos de armazenamento.
Os principais elementos do FAN incluem:
- Virtualização de arquivos: este método torna o sistema final totalmente independente, separando o local físico usando namespaces. A virtualização, em última análise, fornece um acesso lógico completo aos locais físicos dos dados. A migração de dados pode ser realizada facilmente a qualquer momento, sem afetar os locais físicos ou os usuários finais.
- Otimização de WAN: este é o método mais eficaz de FAN e é usado para eliminar a dependência geográfica. Ele remove muitos elementos WAN indesejados, como baixa largura de banda e alta latência.
- Dispositivos de armazenamento: FAN foi construído para infraestrutura de armazenamento. Não importa se o ambiente do computador é SAN ou armazenamento conectado à rede.
- Namespaces: o FAN permite que o sistema armazene, organize e apresente o conteúdo do arquivo para os usuários finais. A FAN vincula indiretamente o usuário final aos dados armazenados, fornecendo serviços duplos para o próprio sistema e para os usuários. O sistema é seguro e os usuários obtêm seus dados objetivos.
- Segurança de arquivo: a criptografia de dados e a administração relacionada são controladas centralmente no FAN. Este elemento do FAN também permite gerenciar e controlar de forma centralizada as políticas de segurança. As informações confidenciais são sempre mantidas com segurança longe de intrusos e usuários não autorizados.
- Cliente final: os clientes que trabalham na FAN podem usar qualquer plataforma. Os namespaces são usados para fornecer acesso a dados apenas para clientes finais autorizados.
- Conectividade: o sistema de arquivos de rede e o sistema de arquivos comum da Internet são comumente usados para conectar namespaces e clientes finais. No entanto, também existem outras maneiras de fornecer esses tipos de conectividade, como tecnologias de longa distância.