Rede de agências de projetos de pesquisa avançada (arpanet)

Definição - O que significa Rede de Agências de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPANET)?

A Rede de Agências de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPANET) é uma antecessora da Internet moderna. Foi conceituado na década de 1950, quando os cientistas da computação precisavam de algo melhor do que os nós de comutação e links de rede então disponíveis, mas não confiáveis.

Havia também um número limitado de computadores de pesquisa grandes e poderosos, e os pesquisadores com acesso eram separados geograficamente. A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPA) comissionou o desenvolvimento de uma maneira avançada e confiável de conectar esses computadores por meio de uma rede de comutação de pacotes recém-desenvolvida, conhecida como ARPANET.

Definirtec explica Rede de Agências de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPANET)

A ARPANET foi um projeto financiado pelo governo dos Estados Unidos durante a Guerra Fria, com o objetivo de construir uma rede de comunicações robusta e confiável. Isso foi feito conectando vários computadores que pudessem se comunicar simultaneamente em uma rede que não caísse e continuasse funcionando quando um único nó fosse removido.

A base inicial para uma rede de computadores foi lançada por Joseph CR Licklider da Bolt Beranek and Newman (BBN). Licklider se tornou o chefe das ciências comportamentais e dos programas de comando e controle da ARPA em outubro de 1963. Ele então convenceu Ivan Sutherland e Bob Taylor a trabalhar nesse conceito. Em seu escritório, Bob Taylor tinha três terminais de computador conectados aos três computadores patrocinados pela ARPA:

  • The System Development Corporation (SDC) Q-32 em Santa Monica
  • Projeto Genie da Universidade da Califórnia, Berkeley
  • Multics no Massachusetts Institute of Technology

Quando Taylor precisava falar com alguém em outro computador, ele se transferia para um terminal diferente para cada conexão. Isso foi frustrante e levou ao conceito de um terminal / computador conectado a vários outros terminais. Essa ideia pavimentou o caminho para a ARPANET e, eventualmente, a Internet moderna.

Paul Baran, da Rand Corporation, concluiu que o tipo mais forte de rede seria uma rede de comutação de pacotes que usaria qualquer linha de comunicação disponível, independentemente do status das outras linhas. A ARPANET conectou originalmente quatro computadores, da seguinte forma:

  • Um computador Honeywell DDP 516 na Universidade da Califórnia, Los Angeles
  • Um computador SDS-940 no Stanford Research Institute
  • Um IBM 360/75 na University of California, Santa Barbara
  • A DEC PDP-10 da Universidade de Utah

Problemas de compatibilidade surgem conforme mais computadores são conectados à rede. Esses problemas foram resolvidos em 1982 com o desenvolvimento do Protocolo de Controle de Transferência / Protocolo da Internet (TCP / IP).