Rede central

Definição - o que significa rede principal?

Uma rede central é a parte central de uma rede de telecomunicações, que oferece vários serviços aos clientes que estão interconectados pela rede de acesso. Sua principal função é direcionar chamadas telefônicas pela rede telefônica pública comutada.

Em geral, esse termo significa os recursos de comunicação altamente funcionais que interconectam os nós primários. A rede central oferece rotas para troca de informações entre várias sub-redes. Quando se trata de redes corporativas que atendem a uma única organização, o termo backbone costuma ser usado em vez de rede central, ao passo que, quando usado com provedores de serviços, o termo rede central é proeminente.

Esse termo também é conhecido como núcleo de rede ou rede de backbone.

Definirtec explica a rede principal

Os recursos e dispositivos usados ​​para as redes de núcleo ou backbone são geralmente roteadores e switches, com os switches sendo usados ​​com mais frequência. As tecnologias usadas para as instalações principais são principalmente tecnologias de rede e de camada de enlace de dados, incluindo modo de transferência assíncrona (ATM), IP, rede óptica síncrona (SONET) e multiplexação por divisão de comprimento de onda densa (DWDM). Para redes de backbone usadas para empresas, uma tecnologia Ethernet de 10 Gb ou Gigabit Ethernet também é usada em muitos casos.

As redes principais geralmente oferecem os seguintes recursos:

  • Agregação: o grau máximo de agregação pode ser visto em uma rede de provedor de serviços. Em seguida na hierarquia dentro dos nós centrais estão as redes de distribuição, seguidas pelas redes de ponta.
  • Autenticação: determina se o usuário que exige um serviço de uma rede de telecomunicações tem permissão para concluir a tarefa dentro da rede.
  • Controle ou comutação de chamadas: determina a extensão futura de uma chamada, dependendo do processamento da sinalização da chamada.
  • Cobrança: trata do processamento e agrupamento da cobrança dos dados criados por vários nós de rede.
  • Invocação de serviço: uma rede central executa a tarefa de invocação de serviço para seus clientes. A chamada de serviço pode ocorrer em linha com alguma atividade precisa (como encaminhamento de chamada) pelos usuários ou incondicionalmente (como para chamada em espera).
  • Gateways: devem ser usados ​​na rede principal para acessar outras redes. A funcionalidade dos gateways depende do tipo de rede à qual estão conectados.