Recovery point objective (RPO)

Recovery point objective (RPO) é um termo usado para descrever a quantidade máxima aceitável de perda de dados para um determinado sistema informático. Por exemplo, se o RPO de uma empresa é de quatro horas, isso significa que a empresa está disposta a perder até quatro horas de dados no caso de um desastre. A empresa teria então que tomar medidas para recuperar esses dados a partir de backups. Qual é o objectivo de um ponto de recuperação? Um objectivo de ponto de recuperação (RPO) é um parâmetro que especifica a frequência com que os backups de dados devem ser efectuados, a fim de garantir que não se perca mais do que uma determinada quantidade de dados no caso de uma falha do sistema. Por exemplo, se for especificado um RPO de 12 horas, então os backups de dados devem ser feitos pelo menos a cada 12 horas para garantir que não se percam mais de 12 horas de dados no caso de uma falha do sistema.

Porque é que a RPO e a RTO são importantes?

RPO (Recovery Point Objective) é a quantidade máxima aceitável de perda de dados medida no tempo. Por exemplo, se a sua RPO for de 4 horas, isto significa que você está disposto a perder até 4 horas de dados no caso de um desastre.

RTO (Recovery Time Objective) é a quantidade máxima aceitável de tempo que o seu sistema pode ficar fora do ar, medido no tempo. Por exemplo, se o seu RTO for de 2 horas, isto significa que você está disposto a ter o seu sistema desligado por até 2 horas no caso de um desastre.

Estas duas métricas são importantes porque o ajudam a compreender as compensações que está disposto a fazer no caso de um desastre. Por exemplo, se você tiver um RTO muito baixo, isso significa que você está disposto a perder alguns dados a fim de ter seu sistema de volta e funcionando o mais rápido possível. Alternativamente, se você tiver um RPO muito baixo, isso significa que você está disposto a ter seu sistema desligado por um período de tempo maior, a fim de garantir que você não perca nenhum dado.

É importante notar que a RPO e a RTO nem sempre são mutuamente exclusivas - é possível ter uma baixa RPO e uma baixa RTO se tiver um sistema de backup e recuperação robusto. No entanto, se tiver uma RPO muito baixa e uma RTO muito alta, isto significa que não está devidamente preparado para um desastre e poderia

Qual é a diferença entre a RTO e o MTTR?

Recovery Time Objective (RTO) é o período máximo aceitável de tempo que um processo crítico de negócios pode ficar para baixo após a ocorrência de um desastre.

O Tempo Médio de Recuperação (MTTR) é o tempo médio que leva para se recuperar de uma falha.

Como é calculado o RPO?

Recovery Point Objective (RPO) é uma medida da quantidade de dados que podem ser perdidos em um desastre antes que a operação de negócios seja adversamente afetada.

Existem alguns factores a considerar ao calcular o seu RPO:

1. A frequência dos backups. Quanto mais vezes você fizer backup dos seus dados, menos dados você perderá em caso de desastre.

2. O tipo de backup. Backups completos lhe darão um RPO maior do que os backups incrementais.

3. A localização do backup. Se o backup estiver localizado fora do local, então você será capaz de recuperar mais dados do que se eles estivessem armazenados no local.

4. O tipo de desastre. Alguns desastres, como um incêndio, destruirão todos os dados no local. Neste caso, será necessário um backup fora do local para recuperar quaisquer dados.

O cálculo da RPO é:

RPO = (Frequência de Backup * Taxa de Alteração de Dados) + (Tipo de Backup * Volume de Dados) + (Local de Backup * Tipo de Desastre)

Por exemplo, se fizer um backup diário dos seus dados, tiver um backup completo uma vez por semana, e os dados mudarem em 10% diariamente, então o seu RPO será:

RPO = (1 * 0,1) + (7 * 1) + (0 * 0) = 0,7 dias

Isto significa que você pode perder até 0,7 dias de dados em

É possível zero RPO?

Sim, zero RPO é possível. RPO significa "Recovery Point Objective" e refere-se ao ponto no tempo para o qual os dados devem ser recuperados no caso de um desastre. Um RPO zero significa que todos os dados devem ser recuperados, o que é possível se o sistema de backup estiver configurado correctamente.