Radiação eletromagnética (emr)

Definição - O que significa Radiação Eletromagnética (EMR)?

A radiação eletromagnética (EMR) é uma forma de energia irradiada ou transportada que não requer um meio para se propagar, ao contrário de ondas mecânicas como som e vibrações. As ondas mecânicas viajam transferindo energia através do contato molecular, fazendo com que as moléculas colidam umas com as outras para transferir a energia cinética que pode ser observada visualmente nas ondulações da água. As ondas eletromagnéticas são criadas por campos magnéticos e elétricos acoplados para formar ondas, geralmente liberadas por certos processos eletromagnéticos. Os exemplos mais comuns de radiação eletromagnética são luz visível e raios-X.

A radiação eletromagnética também é conhecida como ondas eletromagnéticas.

Definirtec explica a radiação eletromagnética (EMR)

A radiação eletromagnética é a energia emanada radialmente, formada pela vibração combinada de campos elétricos e magnéticos. Este tipo de energia não requer um meio para se propagar, o que significa que pode viajar no vácuo do espaço, ao contrário do som que requer matéria como o ar para se propagar. Os campos elétricos e magnéticos que compõem uma onda eletromagnética são perpendiculares entre si na direção em que a onda está viajando, e ela viaja na velocidade da luz até que interaja com matéria ou objetos substanciais que possam interferir em sua propagação, como o concreto ou metal.

A radiação eletromagnética ou energia pode ser descrita por meio de três propriedades:

  • Energia - descreve a intensidade do EMR por meio de elétron-volts, que é comumente usado para EMR energético ou ativo, como raios gama e raios-X.
  • Comprimento de onda - descreve a forma e o movimento da onda e é uma medida da distância entre as repetições das formas da onda, como vales, picos e cruzamentos por zero. Esta é uma forma de perceber a onda por meio de instrumentos e outros sensores. Por exemplo, as características visuais da luz visível, como cor e visibilidade, são ditadas pelo comprimento de onda. Os menores comprimentos de onda foram medidos para serem menores que o tamanho de um átomo, enquanto os maiores são maiores que o diâmetro do nosso planeta.
  • Frequência - descreve o número de cristas e quedas ou picos e vales que passam por um ponto em um segundo. A unidade de medida de um ciclo por segundo é o Hertz, em homenagem ao homem que estabeleceu a existência das ondas de rádio, Heinrich Hertz.

James Clerk Maxwell foi o primeiro cientista a postular a existência de radiação / ondas eletromagnéticas. Ele desenvolveu uma teoria científica e equações para explicar a radiação eletromagnética e, em seguida, resumiu a relação entre magnetismo e eletricidade no que é conhecido como as equações de Maxwell. Heinrich Hertz mais tarde confirmou as teorias de Maxwell e, em seguida, aplicou-as à recepção e produção de ondas eletromagnéticas.