Qualquer coisa como um serviço (xaas)

Definição - O que significa Anything as a Service (XaaS)?

Qualquer coisa como serviço (XaaS) é um termo que descreve uma ampla categoria de serviços relacionados à computação em nuvem e acesso remoto. Com as tecnologias de computação em nuvem, os fornecedores oferecem às empresas diferentes tipos de serviços na web ou redes semelhantes. Essa ideia começou com o software básico como serviço (SaaS) com provedores de nuvem oferecendo aplicativos de software individuais. Outros termos como infraestrutura como serviço (IaaS) e comunicações como serviço (CaaS) foram adicionados conforme os serviços em nuvem evoluíram. Com tantos tipos diferentes de recursos de TI agora fornecidos dessa maneira, XaaS é um termo um tanto irônico para a proliferação de serviços em nuvem.

Qualquer coisa como serviço também é conhecido como X como serviço ou tudo como serviço.

Definirtec explica Anything as a Service (XaaS)

A ideia central por trás do XaaS e de outros serviços em nuvem é que as empresas podem cortar custos e obter tipos específicos de recursos pessoais comprando serviços de provedores por assinatura. Antes do surgimento do XaaS e dos serviços em nuvem, as empresas muitas vezes tinham que comprar os produtos de software licenciados e instalá-los no local. Eles tiveram que comprar hardware e conectá-los para criar redes expandidas. Eles tiveram que fazer todo o trabalho de segurança no local e fornecer configurações de servidor caras e outra infraestrutura para todos os seus processos de negócios.

Por outro lado, com o XaaS, as empresas simplesmente compram o que precisam e pagam conforme precisam. Isso permite que as empresas mudem drasticamente os modelos de serviço ao longo do tempo. Usando abordagens multilocatário, os serviços em nuvem podem fornecer muita flexibilidade. Conceitos como agrupamento de recursos e elasticidade rápida dão suporte a esses serviços, onde os líderes de negócios podem simplesmente adicionar ou subtrair serviços conforme necessário. Os serviços XaaS são normalmente regidos por algo denominado acordo de nível de serviço (SLA), onde o cliente e o fornecedor trabalham juntos para entender como os serviços serão fornecidos.