Protocolo de dados confiáveis ​​(rdp)

Definição - o que significa Reliable Data Protocol (RDP)?

O Reliable Data Protocol (RDP) é um protocolo de transporte confiável destinado a oferecer suporte eficiente à transferência de dados em massa de aplicativos de monitoramento e controle de host, incluindo carregamento / despejo e depuração remota.

O RDP fornece aplicativos baseados em pacotes, como carregamento e depuração remotos, com um serviço de transporte de dados confiável e eficaz. O principal objetivo do RDP é permanecer eficaz em ambientes onde possa haver entrega não sequencial de segmento de mensagem ou atrasos e perdas de transmissão prolongados.

Definirtec explica o protocolo de dados confiáveis ​​(RDP)

Embora o RDP tenha sido destinado principalmente para aplicativos de carregamento e depuração remotos, ele também pode ser adequado para outros aplicativos que exigem serviços de mensagens confiáveis, por exemplo, e-mails, processamento de transações, transferência de arquivos, etc.

O RDP tem a capacidade de suportar um grupo de funções muito mais simples em comparação com o TCP. Por exemplo, ao contrário do TCP, as técnicas de armazenamento em buffer, controle de fluxo e gerenciamento de conexão do RDP são simples e diretas. A intenção é um protocolo de fácil implementação, enquanto atende com eficiência a uma variedade de aplicações.

O RDP se encaixa perfeitamente no ambiente de protocolo da Internet em camadas. Ele oferece um serviço de transporte de mensagens eficiente para a camada de aplicativo.

Os principais objetivos do RDP são os seguintes:

  • Para apresentar um canal de comunicação full-duplex entre as duas portas de cada conexão de transporte
  • Para transportar de forma eficiente cada mensagem do usuário e relatar uma falha na entrega da mensagem ao usuário no caso de falha na transferência da mensagem
  • Para descobrir e eliminar quaisquer segmentos defeituosos ou duplicados. Para cumprir essa tarefa, o RDP emprega uma soma de verificação e um número de sequência em cada cabeçalho de segmento.
  • Para oferecer opcionalmente entrega de segmento sequenciado. A entrega do segmento sequenciado deve ser descrita no momento em que uma conexão é feita.
  • Para reconhecer os segmentos adquiridos de uma sequência, conforme eles chegam. Isso resulta na liberação de recursos no lado de envio.