Protocolo de configuração de host dinâmico (dhcp)

Definição - o que significa o protocolo de configuração dinâmica de hosts (DHCP)?

O protocolo de configuração dinâmica de hosts (DHCP) é um protocolo de gerenciamento de rede usado para atribuir dinamicamente um endereço IP a qualquer novo nó que entra na rede. O DHCP permite que um nó seja configurado automaticamente, evitando assim a necessidade de envolvimento de um administrador de rede.

O DHCP faz o seguinte:

  1. Gerencia o fornecimento de todos os nós adicionados ou descartados da rede
  2. Mantém o endereço IP exclusivo do host usando um servidor DHCP
  3. Envia uma solicitação ao servidor DHCP sempre que um cliente / nó configurado para trabalhar com DHCP se conecta a uma rede. O servidor reconhece fornecendo um endereço IP ao cliente / nó.

O protocolo de configuração dinâmica de hosts também é conhecido como RFC 2131.

Definirtec explica o protocolo de configuração dinâmica de hosts (DHCP)

DHCP é um método automatizado pelo qual qualquer nó recém-adicionado ou transferido em uma rede pode ser atribuído ou reatribuído um endereço IP instantaneamente. Sem o DHCP, os administradores de rede seriam forçados a atribuir endereços IP manualmente para cada nó em uma rede.

Um servidor DHCP tem muitas funções:

  1. Um servidor DHCP é configurado para gerenciar o fornecimento de endereços IP e é um requisito essencial para executar o protocolo DHCP. O servidor gerencia o registro de todos os endereços IP que aloca aos nós. Se o nó se juntar novamente ou for realocado na rede, o servidor identifica o nó usando seu endereço MAC. Isso ajuda a evitar a configuração acidental do mesmo endereço IP em dois nós diferentes.
  2. Para que o DHCP funcione, os clientes precisam ser configurados com ele. Quando um cliente compatível com DHCP se conecta à rede, o cliente transmite uma solicitação ao servidor DHCP para as configurações de rede.
  3. O servidor responde à solicitação do cliente fornecendo as informações de configuração de IP necessárias.
  4. O servidor DHCP é ideal para cenários em que há uma inclusão e exclusão regular de nós de rede, como pontos de acesso sem fio. Nesses casos, o servidor DHCP também atribui um tempo de concessão a cada cliente, após o qual o endereço IP atribuído é inválido.