Proteção de arquivo do Windows (wfp)

Definição - O que significa Proteção de Arquivo do Windows (WFP)?

A Proteção de Arquivos do Windows (WFP) é um subsistema do Microsoft Windows que estreou no sistema operacional Windows 2000 para proteger e impedir que arquivos críticos do sistema sejam modificados. Os programas do sistema central não devem ser modificados ou sobrescritos, pois isso pode causar complicações, especialmente com bibliotecas de vínculo dinâmico (DLL) e quaisquer outros aplicativos que possam estar usando-os.

A Proteção de arquivos do Windows usa assinaturas de arquivos e arquivos de catálogo para verificar as versões dos arquivos de sistema protegidos. Se os arquivos protegidos forem modificados de maneira não compatível, o WFP restaurará a versão original do programa. O objetivo principal da Proteção de arquivos do Windows é garantir a estabilidade do sistema protegendo arquivos críticos do sistema do Windows (.dll, .ocx, .sys, .exe).

Definirtec explica a proteção de arquivos do Windows (WFP)

O WFP suporta a modificação de arquivos protegidos por meio dos seguintes métodos:

  • Instalação do Windows Service Pack por meio do Update.exe
  • A instalação de hot fixes através do Hotfix.exe ou do Update.exe
  • Por meio de atualizações do Winnt32.exe para o sistema operacional
  • Uma atualização do Windows

O WFP irá restaurar uma versão original de um programa que é atualizado por qualquer outro método.

O WFP protege arquivos críticos do sistema por meio de dois mecanismos:

  1. Um mecanismo que é executado em segundo plano e informa o sistema sobre qualquer alteração nos diretórios dos arquivos protegidos. O WFP então verifica as assinaturas desses arquivos para garantir que a versão esteja correta. Se não forem, o WFP os restaurará do cache. Se a WFP não conseguir encontrar o arquivo no cache, ela pesquisará o caminho da rede ou solicitará que outra mídia restaure a versão correta do arquivo.
  2. Uma ferramenta Verificador de arquivos do sistema (sfc.exe) verifica todos os arquivos protegidos e de catálogo para garantir que eles não sejam alterados. Se estiverem, a Proteção de arquivos do Windows recupera a versão em cache.