Ponto de demarcação

Definição - O que significa Ponto de Demarcação?

Um ponto de demarcação é o ponto físico em que termina a rede pública de uma empresa de telecomunicações e começa a rede privada do cliente. O ponto de demarcação é geralmente o ponto em que o cabo entra fisicamente no edifício, mas isso varia de um país para outro.

O ponto de demarcação define onde termina a responsabilidade da operadora de telefonia pela manutenção e começa a responsabilidade do consumidor. O ponto de demarcação contém um supressor de surto para proteger a fiação e o equipamento conectado na casa do cortador de danos externos ou internos. Também permite que os consumidores se desconectem da fiação da companhia telefônica para solucionar problemas.

O ponto de demarcação também é conhecido como interface de terminação de rede ou demarc.

Definirtec explica Ponto de Demarcação

Os Demarcs estão localizados na parte externa das residências em caixas cinza ou pretas. Eles também podem ser colocados no porão de uma casa. Em alguns apartamentos, os pontos demarcados estão localizados nas salas principais de telefone ou na suíte atrás das placas de cobertura das tomadas ou áreas de serviço. A manutenção da Demarc é de responsabilidade da operadora de telefonia.

Os pontos de demarcação diferem dependendo do tipo de construção e nível de serviço. Eles incluem um bloco de junção onde ramais de telefone se juntam para se conectar a redes. O bloco de junção inclui um pára-raios. Os pontos de demarcação têm tomadas RJ-11 acessíveis ao usuário conectadas à rede telefônica e pequenos loops de cabos telefônicos conectando-se às tomadas por conectores modulares.

Nos Estados Unidos, o ponto de demarcação é um dispositivo definido pelas regras da Federal Communications Commission, projetado para fornecer conexão segura de equipamento telefônico de terceiros nas instalações do cliente e fiação para redes telefônicas públicas comutadas.

No Reino Unido, os pontos de demarcação ocorrem dentro de uma tomada cuja fiação pertence em parte aos clientes e em parte às companhias telefônicas. Outros conectores são propriedades do cliente. Os novos conectores NTE5 possuem painéis frontais removíveis, nos quais a fiação pertence ao cliente.