Pilha da web

Definição - o que significa Web Stack?

Uma pilha da web é uma compilação de aplicativos de software, geralmente necessários para o desenvolvimento da web, especialmente para desenvolver aplicativos da web e implementar sites. Uma pilha da web é um tipo de pilha de solução, que é uma coleção de software para executar tarefas específicas. As pilhas da Web são componentes essenciais para aplicativos da Web e também para sites.

Uma pilha da web também é conhecida como pilha de aplicativos da web.

Definirtec explica Web Stack

Uma pilha de web geralmente é composta de:

  • Sistema operacional
  • Aplicativo de banco de dados
  • Linguagem de programação
  • Servidor Web

O sistema operacional atua como a interface central entre os componentes de hardware e software. O servidor web auxilia na entrega dos documentos necessários aos clientes que os solicitaram. Bancos de dados ajudam no armazenamento permanente de volumes de dados necessários para o projeto web. A linguagem de programação ou o interpretador de script opera no lado do cliente e ajuda a realizar aplicativos dinâmicos da web em sites. A coleção de componentes de TI em conjunto com o hardware de servidor adequado ajuda a transferir informações essenciais dos projetos da web para os clientes solicitantes.

Inúmeras variações são possíveis com componentes de software em uma pilha da web e, portanto, podem atender a diferentes necessidades de aplicativos. As estruturas também ajudam a expandir os recursos da pilha da web, fornecendo recursos adicionais, como linguagens de programação adicionais ou servidores proxy. Um dos melhores exemplos de pilha da web é o pacote de código aberto LAMP, que usa Linux como sistema operacional, Apache como servidor da web, MySQL como sistema de gerenciamento de banco de dados relacional e PHP como linguagem de script orientada a objetos.

As pilhas clássicas da web são preferíveis às pilhas orientadas a JavaScript para projetar e desenvolver projetos da web com várias páginas. As pilhas Web também ajudam a melhorar o desempenho e a estabilidade dos projetos, em comparação com outras alternativas.