PCI Express

O PCI Express (PCIe) é um padrão de placa de expansão de computador e é usado com mais frequência para placas de vídeo e SSDs. A PCIe destina-se a substituir as normas PCI, PCI-X e AGP mais antigas.
A PCIe é um padrão de conexão serial, o que significa que os dados são transferidos um bit de cada vez. Isto está em contraste com a antiga norma PCI, que é uma norma de conexão paralela. A PCIe é também uma norma de conexão ponto a ponto, o que significa que cada dispositivo PCIe tem a sua própria conexão dedicada ao barramento PCIe. Isto está em contraste com a norma PCI mais antiga, que é uma norma de barramento compartilhado.

Os dispositivos PCIe podem ser conectados juntos de diferentes maneiras. A forma mais comum é conectá-los em uma cadeia de margaridas. Nesta configuração, cada dispositivo tem uma conexão com o barramento, e cada dispositivo é conectado ao próximo dispositivo na cadeia.

Outra configuração comum é conectar os dispositivos em uma topologia de árvore. Nesta configuração, cada dispositivo tem múltiplas conexões com o barramento. Os dispositivos são conectados a um dispositivo central chamado complexo raiz, e o complexo raiz é conectado ao barramento. Esta topologia é frequentemente usada em servidores, onde múltiplos dispositivos precisam ser conectados ao barramento.

A norma PCIe define múltiplas larguras para o barramento. As larguras mais comuns são x1, x4, x8 e x16. A largura do barramento determina o número máximo de faixas que podem ser usadas pelos dispositivos conectados ao barramento.

A norma PCIe também define múltiplas velocidades para o barramento. As velocidades mais comuns são 2,5 GT/s e 5 GT/s. A velocidade do barramento determina a taxa máxima de transferência de dados que pode ser suportada pelos dispositivos conectados ao barramento. Qual é a diferença entre PCIe e SATA? A principal diferença entre PCIe e SATA é que PCIe é uma interface de barramento para conexão de dispositivos de alta velocidade, enquanto SATA é uma interface de barramento para conexão de dispositivos de armazenamento.
O PCIe é uma interface de barramento que permite a conexão de dispositivos de alta velocidade a um computador. É normalmente usada para conectar placas gráficas e unidades de estado sólido. SATA é uma interface de barramento que permite a conexão de dispositivos de armazenamento, tais como discos rígidos e unidades ópticas, a um computador.

O que é PCIe e como funciona?

O PCI Express (PCIe) é um padrão de placa de expansão de computador e é usado com mais frequência para placas de vídeo e SSDs. A PCIe é a sucessora dos antigos padrões PCI e AGP e é muito mais rápida do que ambas.
As placas PCIe são inseridas em slots na placa-mãe e são conectadas ao barramento PCIe, que é um barramento serial de alta velocidade. Cada slot tem uma ou mais pistas, que são usadas para transmitir dados. Quanto mais pistas um slot tem, mais rápido ele pode transmitir os dados.

O PCIe utiliza uma topologia ponto-a-ponto, ou seja, cada dispositivo tem sua própria conexão dedicada ao barramento PCIe. Isto permite velocidades muito mais altas do que os antigos padrões PCI e AGP, que usavam um barramento compartilhado.

As placas PCIe podem ser usadas em vários slots, permitindo uma maior flexibilidade na forma como são configuradas. Por exemplo, uma placa de vídeo com dois slots PCIe pode ser usada em um slot de quatro ou oito pistas.

As placas PCIe estão disponíveis em vários formatos, sendo os mais comuns a altura total e a meia altura. As placas de altura completa são normalmente utilizadas em servidores e estações de trabalho, enquanto as placas de meia altura são utilizadas em computadores portáteis e outros dispositivos de formato pequeno.

Qual é a diferença entre PCI e PCI Express?

O PCI e o PCI Express (PCIe) são dois tipos diferentes de slots de expansão de computadores. Os dois tipos de slots são usados para adicionar placas de expansão a um computador.

Os slots PCI são os mais antigos dos dois tipos de slots, e são encontrados em computadores mais antigos. Os slots PCIe são o padrão mais recente e podem ser encontrados em computadores mais novos.

A principal diferença entre os dois tipos de slots é a velocidade com que transferem dados. Os slots PCI transferem dados a uma taxa de 133 megabytes por segundo (MB/s), enquanto os slots PCIe podem transferir dados a uma taxa de até 4 gigabytes por segundo (GB/s).

Portanto, se você estiver procurando adicionar uma placa de expansão a um computador mais novo, você precisará usar um slot PCIe. Se você estiver procurando adicionar uma placa de expansão a um computador antigo, você pode usar um slot PCI ou PCIe.

Quantos dispositivos podem ser conectados a PCIe? Uma conexão PCIe pode teoricamente suportar até 256 dispositivos, mas a realidade é que a maioria das placas-mãe só tem espaço para uma mão cheia de placas de expansão. O número de dispositivos que podem ser conectados a uma conexão PCIe também é limitado pela largura de banda disponível.

De que é feito o PCIe?

O PCIe é composto de vários componentes, incluindo um barramento PCIe, slots PCIe, e placas PCIe. O bus é o caminho de dados que conecta todos os componentes juntos, enquanto os slots são os locais físicos onde as placas são inseridas. As próprias placas são os dispositivos que realmente realizam as transferências de dados.