Pasta térmica

Definição - o que significa composto térmico?

Composto térmico é um adesivo condutor de calor muito alto usado em equipamentos eletrônicos de alto desempenho para melhorar a condução de calor. A pasta térmica auxilia no preenchimento de lacunas microscópicas, principalmente em dissipadores de calor, que retêm o ar, aumentando a condução de calor. Ao ajudar a fornecer uma interface confiável e duradoura por meio do gerenciamento de calor eficiente, a pasta térmica também garante um desempenho melhor e mais longo de um equipamento eletrônico.

Composto térmico também é conhecido por uma variedade de termos, incluindo pasta térmica, graxa térmica, gel térmico, material de interface térmica, pasta dissipadora de calor, pasta de calor e composto dissipador de calor.

Definirtec explica Composto Térmico

A pasta térmica ajuda a controlar o superaquecimento de dispositivos eletrônicos, especialmente os dissipadores de calor usados ​​em computadores pessoais e laptops.

A pasta térmica pode ser classificada em dois tipos: não condutiva e condutiva. Exemplos dos primeiros incluem cerâmicas e à base de silicone, como compostos térmicos de zinco. Exemplos destes últimos incluem os de base metálica, como compostos térmicos de cobre, alumínio e prata. Os compostos térmicos condutores oferecem o melhor desempenho devido à presença de partículas metálicas, que oferecem alta condutividade e também condutividade elétrica. Os compostos térmicos à base de cerâmica e silicone não conduzem eletricidade e funcionam na maioria das condições em que os compostos térmicos metálicos não podem ser usados.

O excesso de pasta térmica pode dificultar o processo de resfriamento de um dispositivo.

O composto térmico ajuda a fornecer uma interface melhor condutora de calor para equipamentos elétricos. Bons compostos térmicos oferecem linha de baixa adesão, baixa resistência térmica e alta condutividade térmica, juntamente com desempenho longo e confiável. Novamente, eles garantem uma linha de baixa aderência e eliminam o ar, que é um mau condutor da interface. Um composto térmico deve ser capaz de fornecer a resistência mecânica necessária entre duas superfícies para a condução de calor, sejam as superfícies metálicas ou não metálicas.

A pasta térmica é usada principalmente entre o microprocessador e um dissipador de calor em computadores pessoais e laptops. Ele também é usado para retirar calor de componentes como semicondutores, circuitos integrados, transistores e amplificadores.