Padrão de assinatura digital (dss)

Definição - O que significa Digital Signature Standard (DSS)?

Desenvolvido pela US National Security Agency, o Digital Signature Standard (DSS) é uma coleção de procedimentos e padrões para gerar uma assinatura digital usada para autenticar documentos eletrônicos. Especificado como Federal Information Processing Standard 186 pelo National Institute of Standards and Technology (NIST) em 1994, o Digital Signature Standard tornou-se o padrão do governo dos Estados Unidos para autenticação de documentos eletrônicos.

Definirtec explica Digital Signature Standard (DSS)

O Padrão de Assinatura Digital se destina a ser usado em transferência eletrônica de fundos, distribuição de software, correio eletrônico, armazenamento de dados e aplicativos que requerem alta garantia de integridade de dados. O padrão de assinatura digital pode ser implementado em software, hardware ou firmware.

O algoritmo usado por trás do Padrão de Assinatura Digital é conhecido como Algoritmo de Assinatura Digital. O algoritmo utiliza dois grandes números que são calculados com base em um algoritmo único que também considera parâmetros que determinam a autenticidade da assinatura. Isso indiretamente também ajuda a verificar a integridade dos dados anexados à assinatura. As assinaturas digitais podem ser geradas apenas pela pessoa autorizada utilizando suas chaves privadas e os usuários ou públicos podem verificar a assinatura com o auxílio das chaves públicas fornecidas a eles. No entanto, uma diferença fundamental entre a operação de criptografia e assinatura no padrão de assinatura digital é que a criptografia é reversível, ao passo que a operação de assinatura digital não é. Outro fato sobre o padrão de assinatura digital é que ele não fornece nenhum recurso com relação à distribuição ou troca de chaves. Em outras palavras, a segurança do padrão de assinatura digital depende em grande parte do sigilo das chaves privadas do signatário.

O padrão de assinatura digital garante que a assinatura digital possa ser autenticada e que os documentos eletrônicos que as contêm sejam seguros. A norma também garante o não repúdio em relação às assinaturas e fornece todas as salvaguardas para a prevenção de impostores. O padrão também garante que os documentos assinados digitalmente possam ser rastreados.