Otimização de front-end (feo)

Definição - O que significa Otimização de Front-End (FEO)?

Otimização de front-end (FEO) é o processo de otimizar a entrega de recursos do site do lado do cliente. Em TI, existem duas áreas diferentes onde a tecnologia funciona: o lado do cliente, ou front-end, e o lado do servidor, ou back-end. FEO reduz o número de recursos de página necessários para baixar uma determinada página, permitindo que o navegador processe a página mais rapidamente. Para muitos sites populares, os gargalos de front-end são responsáveis ​​por uma grande porcentagem do tempo de espera dos usuários. As melhores práticas em FEO incluem métodos como consolidação de recursos, controle de versão, fragmentação de domínio, minificação e uso de compactação. Também estão surgindo novas tecnologias que otimizam automaticamente as páginas da web.

A otimização de front-end também pode ser conhecida e a otimização de primeira página.

Definirtec explica Otimização de Front-End (FEO)

Parte do entendimento da otimização do front-end é entender onde estão o front-end e o back-end de qualquer sistema de tecnologia. Em um serviço da Web, o back-end é onde os servidores nas localizações do provedor de serviços lidam com as solicitações do usuário. O front end é onde o navegador do usuário baixa e apresenta o código.

A otimização de front-end usa vários processos para otimizar o código e os recursos HTML da página da Web, facilitando o carregamento de um navegador da Web. Na otimização de back-end, por outro lado, as empresas atualizam seus servidores para lidar com mais solicitações ou trabalhos mais sofisticados que envolvem a entrega de serviços aos usuários. Os especialistas apontam que um grande problema com a otimização de front-end, e um motivo pelo qual ela não pode ser seguida, é que ela compete com a otimização de back-end pela alocação de tempo e dinheiro. Outro motivo pelo qual as empresas não podem buscar a otimização do front-end é a falta de compreensão de como seus serviços e tecnologia funcionam ou, em outros casos, a falta de vontade de colocar recursos na manutenção de um site ou serviço, o que pode ser difícil de terceirizar e bastante trabalhoso. No entanto, conforme as páginas da Web se tornam maiores e continuam a usar mais JavaScript e AJAX, isso aumenta o peso do navegador, tornando o FEO mais importante para a otimização.