Oscilação de energia

Definição - o que significa surto de energia?

Uma oscilação de energia é uma rápida, mas curta duração de transientes elétricos na corrente, tensão ou energia transferida que acontece em um circuito elétrico. Normalmente, uma oscilação de energia é causada por um excesso de fornecimento de voltagem da empresa de energia ou de várias fontes externas, embora o excesso de oferta de corrente também é possível; de qualquer forma, afeta a energia geral que se move através das linhas elétricas, daí o termo surto de energia.

Definirtec explica o aumento de potência

Uma oscilação de energia é um fenômeno que ocorre quando algo causa um aumento na carga elétrica geral em algum ponto das linhas de energia. Este evento aumenta a energia potencial elétrica nas linhas e faz com que mais energia seja descarregada da tomada de parede para os aparelhos ou uma carga. A causa mais conhecida de picos de energia são as tempestades elétricas. Quando um raio atinge perto de linhas de força, mesmo que não haja contato direto, a rápida ionização do ar e a quantidade de energia do raio são suficientes para induzir energia potencial adicional nas linhas, causando uma oscilação de energia. A melhor maneira de evitar que os aparelhos sejam danificados por picos de energia causados ​​por raios é desconectá-los durante tempestades com raios.

Uma oscilação de energia também pode ser causada pela mudança rápida de carga em um circuito, de uma casa ou prédio de escritórios, como em aparelhos e máquinas, que têm grandes motores que ligam e desligam cargas indutivas e capacitivas. As cargas indutivas ou capacitivas encontradas em aparelhos como condicionadores de ar e refrigeradores consomem muita energia, fazendo com que a voltagem geral que vai para outros aparelhos caia. O desligamento repentino de tais aparelhos pode fazer com que a voltagem geral suba, causando um leve surto, que geralmente não é prejudicial, pois pode estar dentro das tolerâncias para a maioria dos aparelhos, mas se a carga indutiva ou capacitiva for grande o suficiente, o surto também pode ser grande, por isso, em situações em que tais cargas estão presentes, protetores de sobretensão também são instalados. Isso pode acontecer de forma generalizada quando toda a parte de uma rede elétrica cair, causando picos de energia em outras partes da rede, uma vez que a carga geral acabou de diminuir, mas a energia gerada permanece a mesma até que a energia gerada ou fornecida seja baixado automaticamente ou manualmente pela empresa de energia.