Organização mundial de propriedade intelectual (wipo)

Definição - O que significa Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO)?

A Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO) é uma agência das Nações Unidas (ONU) encarregada de proteger a propriedade intelectual (PI) por meio de um sistema internacional que promove e sustenta a criatividade e a inovação e ajuda a desenvolver economias internacionais.

A WIPO se dedica a proteger a propriedade intelectual trabalhando com organizações em todo o mundo. Conta com a cooperação dos Estados membros por meio das nove metas fundamentais de seu Plano Estratégico. As estratégias adotadas pelos Estados membros e organizações incluem:

  • Desenvolvendo uma infraestrutura IP global
  • Construindo respeito internacional para IP
  • Estruturas de apoio usadas para facilitar as funções financeiras e administrativas
  • Implementar questões de política global relacionadas a IP

Outros objetivos estratégicos delineados no site da WIPO são elaborados para facilitar o Plano Estratégico da WIPO.

Definirtec explica a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO)

A WIPO foi estabelecida em 1967 de acordo com um mandato emitido pela ONU. Desenvolvida principalmente para se concentrar na preservação e uso significativo da PI, a WIPO conta com a cooperação dos Estados membros e das organizações da ONU para promover o desenvolvimento econômico e outras atividades. Desde 1967, as organizações e os Estados membros integraram e implementaram metas relacionadas com a inclusão de um Plano Estratégico para a WIPO a ser lançado em ou após 2015.

O Bureau Internacional da WIPO em Genebra, Suíça, emprega funcionários de mais de 90 países. Os funcionários da WIPO incluem especialistas em leis de PI e TI e especialistas em políticas públicas e economia que estão alinhados com as obrigações do trabalho que promovem o uso de PI para um forte desenvolvimento econômico entre os estados membros da ONU. As divisões da Secretaria Internacional são responsáveis ​​por organizar reuniões dos Estados membros, assegurar a implementação adequada dos padrões da WIPO, desenvolver e implementar programas da WIPO e fornecer experiência em PI para alcançar as estratégias da WIPO.