Operador de rede virtual (vno)

Definição - O que significa Operador de Rede Virtual (VNO)?

Um operador de rede virtual (VNO) é um provedor de serviços de gerenciamento e um revendedor de serviços de rede de outros provedores de serviços de telecomunicações. Os VNOs não possuem uma infraestrutura de rede de telecomunicações; entretanto, eles fornecem serviços de telecomunicações adquirindo a capacidade necessária de outras operadoras de telecomunicações. Esses provedores de rede são classificados como virtuais porque oferecem serviços de rede a clientes sem possuir a rede real. Os VNOs geralmente alugam largura de banda a taxas de atacado acordadas de diferentes provedores de telecomunicações e, em seguida, oferecem soluções a seus clientes diretos.

Definirtec explica o operador de rede virtual (VNO)

Várias operadoras de telecomunicações estão agora expandindo seus serviços, alugando suas infra-estruturas estabelecidas para VNOs. No entanto, o modelo VNO é comparativamente novo para o mercado norte-americano, em oposição aos mercados asiático e europeu. O conceito de VNO permite que os provedores de serviço otimizem a utilização de suas redes servindo como atacadistas de WiMAX móvel em vez de vender diretamente a clientes em potencial.

VNOs totalmente virtuais não incluem nenhum suporte técnico ou instalações técnicas; em vez disso, eles dependem de fornecedores de infraestrutura para questões técnicas ou de suporte. O modelo de negócios VNO tem uma grande força no setor sem fio, pois os gastos com infraestrutura são substanciais. A recente pressão sobre as margens levou várias operadoras de telefonia fixa a considerar o uso do modelo de negócios VNO de sucesso para minimizar despesas de capital, bem como demandas de pessoal.

À medida que as redes universais estão se tornando mais profissionais e avançadas, um campo crescente de provedores de logística de telecomunicações evoluiu. Essas organizações ajudam no gerenciamento de grandes redes que abrangem uma ampla gama de operadoras semelhantes às VNOs. No entanto, essa nova geração de provedores de serviço está ansiosa para configurar sua própria infraestrutura e redes exclusivas.