ônibus de hipertransporte (ht)

Definição - O que significa HyperTransport Bus (HT)?

Um barramento HyperTransport (HT) é uma tecnologia de barramento desenvolvida pela AMD Inc. e usada em microprocessadores como um link ponto a ponto de baixa latência e alta velocidade projetado especificamente para aumentar a velocidade de comunicação entre os componentes de um sistema de computador, servidores, sistemas incorporados e equipamentos de rede e telecomunicações em até 48 vezes em comparação com a tecnologia de transporte mais antiga ou existente.

O HyperTransport é baseado em pacotes e envia dados em um pacote que consiste em palavras de 32 bits. Ele também possui gerenciamento de energia e é compatível com configurações avançadas e especificações de interface de energia. Foi projetado para:

  • Use contagens de pinos baixas e respostas de baixa latência
  • Seja transparente para os sistemas operacionais e tenha muito pouco impacto nos drivers periféricos
  • Manter a compatibilidade com barramentos de PC legados, sendo extensível a novos barramentos de arquitetura de rede de sistemas
  • Fornece significativamente mais largura de banda do que as tecnologias no momento de seu lançamento

O HyperTransport é gerenciado pelo HyperTransport Consortium, que inclui AMD Inc., Apple Inc., NVIDIA Corp. e CISCO Inc., entre muitos outros.

Um barramento HyperTransport também pode ser conhecido como barramento de transporte de dados relâmpago (LDT).

Definirtec explica HyperTransport Bus (HT)

HyperTransport é a solução da AMD para aumentar o desempenho. Isso é realizado por meio da comunicação paralela entre a memória e outros periféricos da placa. Como a memória e a CPU estão em comunicação constante, elas requerem uma estrutura de barramento dedicada. Porém, como o outro barramento deve suportar todas as outras partes da placa, ele deve ser rápido e é para isso que o HyperTransport foi projetado.

Ao contrário do barramento frontal, o HyperTransport usa links separados para as operações de entrada e saída da CPU, o que permite que a CPU envie dados em paralelo. No barramento tradicional, as operações de entrada e saída não podem ser feitas ao mesmo tempo.

Em processadores não baseados na arquitetura AMD 64, o barramento frontal é o único barramento externo que conecta o processador a todos os outros componentes da placa-mãe. Na arquitetura AMD64, o CPU possui dois barramentos externos. O barramento de transporte é usado para o transporte direto de dados entre a memória e a CPU, enquanto o barramento HyperTransport é usado para comunicação entre a CPU e todas as outras partes do chipset da placa-mãe. O barramento HyperTransport também permite que vários processadores sejam interconectados, especificamente em sistemas de servidor.