Objetos de dados activex (ado)

Definição - o que significa ActiveX Data Objects (ADO)?

ActiveX Data Objects (ADO) é uma coleção de componentes de software que fornecem uma interface programática para acessar as fontes de dados de aplicativos clientes. ADO atua como uma camada para acessar qualquer armazenamento de dados de forma genérica a partir do código do aplicativo. Ele elimina a necessidade de possuir o conhecimento de implementação de banco de dados e reduz a complexidade de lidar com o código de baixo nível necessário para lidar com os dados.

Lançado em 1996, o objeto de dados activeX (ADO) originou-se do conceito de RDO (objeto de dados remoto) e DAO (objeto de acesso a dados). Um dos componentes do MDAC (componentes de acesso a dados da Microsoft), o ADO e outros componentes do MDAC fornecem uma estrutura de componentes usados ​​por aplicativos clientes para acessar armazenamentos de dados SQL, semiestruturados e legados.

ADO.NET é uma tecnologia avançada de acesso a dados projetada para funcionar no ambiente .NET e é baseada no modelo desconectado para acesso a dados. Enquanto o ADO usa a tecnologia COM (Component Object Model) para fornecer serviço de acesso a dados a partir de código não gerenciado, o ADO.NET depende de provedores gerenciados do CLR (Common Language Runtime) da estrutura .NET.

Definirtec explica ActiveX Data Objects (ADO)

ADO usa um provedor OLEDB para se conectar às fontes de dados e acessar dados. OLEDB é uma interface programática baseada em componente fornecida para interagir com diferentes fontes de dados. Essas fontes de dados podem ser bancos de dados relacionais e não relacionais, como bancos de dados de objetos, páginas da web, planilhas ou mensagens de e-mail. Antes de OLEDB e ADO, ODBC (conectividade de banco de dados aberto) era o modelo popular usado em aplicativos entre plataformas.

O modelo de objeto do ADO contém quatro coleções de doze objetos. As diferentes coleções são campos, propriedades, parâmetros e erros. Cada coleção consiste nos seguintes doze objetos:

  1. Conexão - para conectar a fonte de dados através de OLE DB
  2. Comando - para enviar uma instrução (consulta SQL ou procedimento armazenado) ao provedor de dados
  3. Conjunto de registros - um grupo de registros que representam os dados
  4. Imediato - um conjunto de registros bloqueado de maneira otimista ou pessimista
  5. Lote - para confirmar ou fazer uma transação de banco de dados de rollback
  6. Transaction - a transação do banco de dados
  7. Registro - um conjunto de campos
  8. Stream - para ler e gravar um stream de bytes
  9. Parâmetro - para alterar a funcionalidade
  10. Campo - uma coluna no banco de dados
  11. Propriedade - a capacidade do provedor OLEDB
  12. Erro - o erro enfrentado pelo provedor OLEDB durante sua execução

ADO 2.8 é a versão mais recente e possui os seguintes recursos:

  • componentes: Estes são usados ​​para acesso e manipulação de dados de uma variedade de fontes para oferecer benefícios como facilidade de uso, acesso mais rápido, baixa sobrecarga de memória e uma pequena pegada de disco.
  • ADO MD (MultiDImensional): É usado para acessar dados multidimensionais como objetos CubeDef e CellSet.
  • RDS (Remote Data Services): Este é para recuperação e atualização de dados no servidor de um cliente em uma única transação.
  • ADOX (Extensões ADO): Este é um conjunto adicional de componentes usados ​​para criar e manter objetos relacionados ao esquema (tabelas ou procedimentos) e segurança (usuário e grupo).