Número da versão

Definição - o que significa o número da versão?

Um número de versão é uma sequência única de números que identifica o estado de desenvolvimento do software de computador. Ele é usado para identificar a compilação exata do software em desenvolvimento e, portanto, pode ser usado como uma referência para quais mudanças foram feitas entre os números de versão, que aumentam com cada nova função ou correção de bug adicionada ao código do software.

Embora não haja um padrão de numeração definitivo, o esquema usual é usar um dígito seguido por um decimal e um número de casas decimais com o qual os desenvolvedores concordam, como a versão 1.023.

Um número de versão também é conhecido como número de lançamento.

Definirtec explica o número da versão

Os números de versão são essenciais para acompanhar o desenvolvimento incremental (controle de revisão) e saber quais versões do software funcionam bem ou mal. Isso ajuda os desenvolvedores a ver rapidamente as diferenças no código e a encontrar as causas dos problemas. Por exemplo, se o software estava funcionando bem na versão 1.34, mas continua travando na versão 1.35, a pesquisa pode ser reduzida a qual código foi introduzido em 1.35 que quebrou a funcionalidade e, então, uma solução para o problema pode ser formulada.

Normalmente, a numeração de versão baseada em sequência é feita para simplesmente transmitir a linha do tempo de desenvolvimento, mas é aí que termina a semelhança. Cada empresa ou equipe de desenvolvimento tem seus próprios padrões que normalmente só eles podem entender. Alguns apenas incrementam um valor decimal, enquanto outros usam de duas a três casas decimais para transmitir a importância das alterações feitas no software. Outros ainda incorporam letras e até nomes reais à mistura. Mas, na opinião de muitos, a incorporação de datas nos números das versões faz mais sentido. Isso é especialmente verdadeiro para consumidores que estão preocupados apenas se estão usando o software mais recente e se ele realmente funciona; portanto, neste caso, as datas fazem mais sentido. É por isso que muitos softwares indicam o ano de lançamento no título, como Windows 95, 98 e 2000 ou Office 2007, 2010 e 2013.