Neutralidade da rede

Definição - o que significa neutralidade da rede?

Neutralidade da rede (neutralidade da rede) é um princípio que afirma que os governos e os provedores de serviços de Internet não devem impor restrições ao acesso dos consumidores às redes participantes da Internet. Em geral, a neutralidade da rede evita restrições de conteúdo, plataformas, sites e equipamentos e modos de comunicação.

A neutralidade da rede também pode ser conhecida como neutralidade da Internet.

Definirtec explica a neutralidade da rede

A neutralidade da rede lida com três coisas: discriminação limitada, não discriminação e tempo limitado. Por exemplo, se dois ou mais usuários compartilham o mesmo nível de assinatura, é possível que eles usem a Internet no mesmo nível de acesso.

A seguir estão as principais preocupações da neutralidade da rede:

  1. Não Discriminação: Os serviços de Internet devem ser fornecidos em todo o mundo sem qualquer discriminação. Qualquer pessoa pode postar ou desenvolver seus próprios blogs ou comentários em sites. Os usuários podem pesquisar qualquer coisa e os motores de busca mostrarão todas as correspondências disponíveis sem qualquer discriminação.
  2. Diversidade de conteúdo: um provedor de serviços não pode alterar o conteúdo de um site de acordo com seus requisitos.
  3. Uso comercial: a neutralidade da rede rege as regras e os princípios adequados para todos os proprietários de negócios. Não há limites específicos para sites comerciais e proprietários de e-business.
  4. Telefones IP: O telefone IP, que usa Voice over Internet Protocol (VoIP), permite que qualquer pessoa faça uma chamada usando um computador conectado à Internet. Os chats de voz, Skype e outros serviços de chat são o melhor exemplo de VoIP. Estes não devem ser restringidos.