MPEG 4 parte 14 (MP4)

Definição - O que significa MPEG 4 Parte 14 (MP4)?

MP4 é um formato de multimídia / áudio desenvolvido pela ISO nos primeiros anos do século 21 que se expande em relação ao formato MP3 anterior.

O nome completo é “MPEG 4 Parte 14.”

Definirtec explica MPEG 4 Parte 14 (MP4)

Na década de 1990, o formato MP3 era o padrão de ponta para arquivos de áudio digital, e muitos pequenos dispositivos digitais foram desenvolvidos para reproduzir esses arquivos de áudio, que normalmente podiam ser extraídos de discos compactos físicos.

Esses dispositivos eram chamados de “MP3 players”.

Em 2001, a ISO criou o MPEG 4 Parte 14 - mais conhecido como MP4 - e as empresas começaram a se mover em direção a esse padrão ao disponibilizar o áudio digital para os consumidores.

Mais ou menos no mesmo período, a loja iTunes da Apple estava se tornando o principal centro de varejo (com poucos concorrentes sérios) para a compra de músicas digitais, geralmente por um dólar cada.

O problema com a adoção de MP4

No entanto, a mudança para o MP4 não foi isenta de problemas. Desde o desenvolvimento do MP4, os fóruns de usuários mostram uma clara dificuldade e frustração com a compatibilidade com versões anteriores e descobrindo quais arquivos podem ser reproduzidos em quais dispositivos.

Mesmo os sistemas operacionais avançados às vezes têm problemas com vários tipos de arquivos MP4.

Conforme mencionado na documentação do formato, MP4 permite mais codificação de metadados. Em teoria, isso torna os arquivos de áudio digital mais úteis.

Mais uma vez, porém, a praticidade de reproduzir esses arquivos em uma ampla gama de dispositivos significa que os MP3s tinham uma enorme vantagem em termos de acesso comum do usuário. Em contraste, alguns dos MP4 players foram atormentados por falhas e problemas de interface.

Um aspecto do MP4 também envolve proteções de direitos autorais, o que pode ser uma grande parte da frustração com o formato MP4. Com dois tipos de MP4s, aqueles que são protegidos por direitos autorais e aqueles que não são, pode resultar em muita confusão sobre a jogabilidade e o uso.

Como aponta a Wikipedia: “Os arquivos MPEG-4 com fluxos de áudio criptografados pelo FairPlay Digital Rights Management, conforme vendidos na iTunes Store, usam a extensão .m4p. As faixas do iTunes Plus, que a iTunes Store vende atualmente, não são criptografadas e usam .m4a de acordo. ”

Tudo isso é extremamente difícil para o usuário final passivo navegar.

Resolvendo as dores de cabeça do MP4

Em geral, novas gamas de dispositivos tornaram alguns desses problemas relativamente obsoletos. Tentar reproduzir um arquivo MP4 em um computador desktop tradicional ou MP3 player pode causar todos os tipos de aborrecimentos, incluindo problemas com formatos de codec de áudio.

A obsolescência do arquivo MP4

No entanto, na era dos smartphones, baixar músicas diretamente em um smartphone moderno será relativamente fácil. No entanto, o maior impulso para a obsolescência do arquivo MP4 são as plataformas de streaming de música.

Com uma variedade de plataformas de streaming de música de Pandora a Spotify e até plataformas de receita de anúncios públicos gratuitos como o YouTube, comprar música digital está se tornando um tanto obsoleto e raro.

Isso corresponde às tendências de volta à mídia física, como discos de vinil. A ideia predominante parece ser a de que é muito mais eficiente para o provedor de música manter todos os arquivos de áudio digital reais internamente e oferecer reprodução em tempo real por meio de uma nuvem ou plataforma SaaS do que vender áudio digital individual arquivos para os usuários.

No entanto, o formato MP4 permanece dominante na transferência de arquivo único.

Esta definição foi escrita no contexto do formato multimídia