Monitoramento remoto (rmon)

Definição - O que significa Monitoramento Remoto (RMON)?

O Monitoramento Remoto (RMON) é uma especificação padrão que facilita o monitoramento das atividades operacionais da rede por meio do uso de dispositivos remotos conhecidos como monitores ou probes. RMON auxilia administradores de rede (NA) com controle e gerenciamento de infraestrutura de rede eficiente.

Definirtec explica monitoramento remoto (RMON)

RMON foi inicialmente desenvolvido para resolver o problema de gerenciamento de segmento de site remoto e rede local (LAN) a partir de um local centralizado. O padrão RMON especifica um grupo de funções e estatísticas que podem ser trocadas entre probes de rede compatíveis com RMON e gerenciadores de console. O RMON realiza ampla detecção de falhas de rede e fornece dados de ajuste de desempenho para NAs.

O RMON coleta nove tipos de informações, incluindo bytes enviados, pacotes enviados, pacotes descartados e estatísticas por host. NAs usam RMON para determinar o tráfego do usuário da rede ou níveis de largura de banda e informações de acesso ao site. Além disso, os alertas de problemas podem ser pré-configurados.

RMON usa certos dispositivos de rede, como servidores, e contém aplicativos de gerenciamento de rede que servem como clientes. RMON controla a rede usando seus servidores e aplicativos simultaneamente. Quando um pacote de rede é transmitido, o RMON facilita a visualização do status do pacote e fornece mais informações, no caso de um pacote ser bloqueado, encerrado ou perdido.

Duas versões RMON estão disponíveis:

  • RMON1: Descreve 10 grupos de base de informações de gerenciamento (MIB) para monitoramento de rede padrão. Os grupos MIB são visíveis na maioria dos hardwares de rede avançados.
  • RMON2: Concentra-se nas camadas de tráfego mais altas que existem acima da camada de controle de acesso médio (MAC), protocolo da Internet (IP) e tráfego de nível de aplicativo. Facilita os aplicativos de gerenciamento de rede para rastrear todos os pacotes da camada de rede.