Micro edition da plataforma java (java me)

Definição - O que significa Java Platform Micro Edition (Java ME)?

Java Platform, Micro Edition (Java ME) é uma plataforma Java, desenvolvida pela Sun Microsystems (agora parte da Oracle), para dispositivos móveis e outros sistemas embarcados. Java ME é uma das plataformas móveis mais onipresentes do mundo.

Java ME é executado em uma ampla variedade de telefones, smartphones, pocket PCs, PDAs, decodificadores e até mesmo impressoras. Java ME, teoricamente, emprega o mantra Java de escrever uma vez, executar em qualquer lugar, o que significa que o código escrito para um dispositivo pode ser executado em todos os dispositivos semelhantes.

Definirtec explica Java Platform Micro Edition (Java ME)

Java ME é composto de dois conjuntos de bibliotecas, que são conhecidos como configuração de dispositivo conectado (CLDC) e configuração de dispositivo conectado (CDC). O CLDC é projetado para dispositivos significativamente limitados, caracterizados por baixo poder de processamento, espaço de armazenamento, RAM e recursos gráficos. Os dispositivos mais adequados para o CLDC podem ter uma velocidade de clock da CPU de até 16 MHz, um tamanho de ROM tão pequeno quanto 180 KB, RAM tão pequena quanto 192 KB e nenhum gráfico. Os dispositivos CDC podem ser mais poderosos. Exemplos de tais dispositivos incluem smartphones, pocket PCs e PDAs.

Os aplicativos Java ME são mais frequentemente associados a pequenos aplicativos chamados MIDlets, que são apenas um grupo de aplicativos escritos em Java ME. MIDlets, no entanto, são na verdade aplicativos escritos usando o perfil do dispositivo de informação móvel, que fica no topo do CLDC.

Um aspirante a desenvolvedor Java ME normalmente precisa do kit de desenvolvimento de software (SDK) Java ME. Ele contém todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de aplicativos móveis Java, incluindo API, depurador, compilador e emulador. Para simplificar o processo de desenvolvimento, os desenvolvedores podem usar o SDK em conjunto com ambientes de desenvolvimento integrado (IDEs) como Netbeans e Eclipse. Esses IDEs permitem que os desenvolvedores aproveitem as vantagens das GUIs, que permitem procedimentos de arrastar e soltar e apontar e clicar, para projetar o layout da própria GUI do aplicativo Java ME. Juntamente com o SDK, os IDEs permitem que os usuários vejam como um aplicativo ficaria em um dispositivo, por meio de emuladores.