Mensagem autodescritiva

Definição - o que significa mensagem autodescritiva significa?

Uma mensagem autoexplicativa contém os dados e metadados que descrevem o formato e o significado de uma mensagem. Eles geralmente contêm todos os dados necessários para entender a mensagem e todas as informações necessárias para concluir uma tarefa. As mensagens autoexplicativas ajudam a reduzir a quantidade de acoplamento entre os componentes em todo o sistema e a facilitar a evolução independente dos componentes cliente-servidor.

Definirtec explica mensagem auto-descritiva

Uma mensagem autoexplicativa pode incluir sintaxe e semântica, uma Extensible Markup Language (XML) é um exemplo de uma mensagem autoexplicativa contendo pares de tag e valor. Essencialmente, as mensagens autoexplicativas contêm os metadados que descrevem o esquema da mensagem e os valores que correspondem ao esquema.

Cada mensagem contém informações que descrevem como processar a mensagem. Um exemplo é quando uma especificação do tipo de mídia é feita usando o cabeçalho Content-Type, como:

Tipo de Conteúdo: image / jpeg

Tipo de conteúdo: application / xml

A mensagem autodescritiva permite que o receptor entenda como interpretar os parâmetros da mensagem e os tipos associados. Durante a interação entre um cliente e um servidor, o pedido do cliente e a resposta do servidor são geralmente na forma de mensagens. Alguns aplicativos esperam que essas mensagens transmitidas entre os dois sejam autodescritivas e isso permite que os aplicativos entendam as mensagens, como aquelas em XML.

Uma mensagem XML autodescritiva pode conter as informações do remetente e do destinatário, um título e um corpo da mensagem. O XML pode, portanto, ser considerado como informação embrulhada em tags, e um pedaço de software deve ser usado para enviar, receber, exibir ou armazenar a informação.

As mensagens autoexplicativas declaram tipos de objetos, associam propriedades a Identificadores de Recursos Internacionalizados (IRIs) e usam termos que foram definidos em um texto referenciado, além de especificar os tipos de propriedade no contexto.

Além disso, eles fornecem aos aplicativos mais flexibilidade para alterar o conteúdo da mensagem ou adicionar campos sem recodificar todos os aplicativos de recebimento.