Memória flash

Definição - o que significa memória flash?

A memória flash é um chip de memória não volátil usado para armazenamento e transferência de dados entre um computador pessoal (PC) e dispositivos digitais. Ele tem a capacidade de ser reprogramado e apagado eletronicamente. É freqüentemente encontrado em unidades flash USB, MP3 players, câmeras digitais e unidades de estado sólido.

A memória flash é um tipo de memória somente leitura programável apagável eletronicamente (EEPROM), mas também pode ser um dispositivo de armazenamento de memória independente, como uma unidade USB. EEPROM é um tipo de dispositivo de memória de dados que usa um dispositivo eletrônico para apagar ou gravar dados digitais. A memória flash é um tipo distinto de EEPROM, que é programado e apagado em grandes blocos.

A memória Flash incorpora o uso de transistores de porta flutuante para armazenar dados. Transistores de porta flutuante, ou MOSFET de porta flutuante (FGMOS), é semelhante ao MOSFET, que é um transistor usado para amplificar ou comutar sinais eletrônicos. Os transistores de porta flutuante são isolados eletricamente e usam um nó flutuante em corrente contínua (DC). A memória Flash é semelhante ao MOFSET padrão, exceto que o transistor tem duas portas em vez de uma.

Definirtec explica a memória Flash

A memória flash foi introduzida pela primeira vez em 1980 e desenvolvida pelo Dr. Fujio Masuoka, um inventor e gerente de fábrica de nível médio da Toshiba Corporation (TOSBF). A memória Flash foi nomeada devido à sua capacidade de apagar um bloco de dados “" em um flash. ” O objetivo do Dr. Masuoka era criar um chip de memória que preservasse os dados quando a energia fosse desligada. O Dr. Masuoka também inventou um tipo de memória conhecido como SAMOS e desenvolveu uma memória dinâmica de acesso aleatório (DRAM) de 1Mb. Em 1988, a Intel Corporation produziu o primeiro chip flash comercial do tipo NOR, que substituiu o chip de memória somente leitura permanente (ROM) nas placas-mãe de PC contendo o sistema operacional de entrada / saída (BIOS) básico.

Um chip de memória flash é composto de portas NOR ou NAND. NOR é um tipo de célula de memória criada pela Intel em 1988. A interface da porta NOR oferece suporte a endereços completos, barramentos de dados e acesso aleatório a qualquer local da memória. A vida útil do flash NOR é de 10,000 a 1,000,000 de ciclos de gravação / exclusão.

O NAND foi desenvolvido pela Toshiba um ano após a produção do NOR. É mais rápido, tem menor custo por bit, requer menos área de chip por célula e tem maior resiliência. A vida útil de uma porta NAND é de aproximadamente 100,000 ciclos de gravação / exclusão. No flash da porta NOR, cada célula tem uma extremidade conectada a uma linha de bits e a outra extremidade conectada a um aterramento. Se uma linha de palavra for “alta”, o transistor prossegue para diminuir a linha de bits de saída.

A memória flash possui muitos recursos. É muito mais barato do que EEPROM e não requer baterias para armazenamento de estado sólido, como RAM estática (SRAM). É não volátil, tem um tempo de acesso muito rápido e uma maior resistência ao choque cinético em comparação com uma unidade de disco rígido. A memória flash é extremamente durável e pode suportar pressão intensa ou temperaturas extremas. Ele pode ser usado para uma ampla gama de aplicações, como câmeras digitais, telefones celulares, laptops, PDAs (assistentes pessoais digitais), reprodutores de áudio digital e unidades de estado sólido (SSDs).