Memória de acesso aleatório não volátil (nvram)

Definição - O que significa Memória de Acesso Aleatório Não Volátil (NVRAM)?

A memória de acesso aleatório não volátil (NVRAM) é uma categoria de memória de acesso aleatório (RAM) que retém os dados armazenados mesmo se a alimentação for desligada. A NVRAM usa um minúsculo chip de circuito integrado DIP (dual inline package) de 24 pinos, que ajuda a obter a energia necessária para funcionar com a bateria CMOS da placa-mãe. NVRAM monitora vários parâmetros do sistema, como Ethernet, o endereço MAC, número de série, data de fabricação, HOSTID, etc. Portanto, NVRAM é um tipo de memória não volátil que fornece a facilidade de acesso aleatório.

Definirtec explica a memória de acesso aleatório não volátil (NVRAM)

Diferentes tipos de NVRAM estão disponíveis. Uma RAM estática com bateria é o semicondutor inicial usando a tecnologia NVRAM, que foi criada conectando-a a uma bateria recarregável para manter a energia fornecida à RAM estática quando o sistema é desligado. Esta tecnologia ainda está disponível, mas funciona eficazmente apenas por um período limitado. A desvantagem é que as baterias ocupam a maior parte do espaço útil e, eventualmente, são descarregadas.

A memória flash, a forma mais conhecida de RAM não volátil atualmente, substitui a RAM estática alimentada por bateria em muitos aplicativos. Ele fornece armazenamento de configuração CMOS que é mais confiável. A principal desvantagem da memória Flash é que suas células não suportam mais ciclos de leitura ou gravação.

RAM magneto-resistiva (MRAM), outro tipo de NVRAM, corrige as desvantagens do Flash e pode suportar um número infinito de ciclos de leitura ou gravação.

A RAM Ferroelétrica (FeRAM), mais um tipo de NVRAM, armazena informações na forma de tensão dentro de um capacitor.

As vantagens da NVRAM são as seguintes:

  • Oferece excelente desempenho quando comparado a outros produtos de memória não volátil
  • Suporta aplicativos que precisam de operações rápidas de leitura ou gravação usando memórias não voláteis, como sistemas de frenagem antitravamento e controladores de processamento paralelo para redes locais.
  • Menos energia é necessária para NVRAMs, então a garantia de backup pode ser assegurada por até 10 anos.