Matriz complexa

Definição - O que significa Complex Array?

Uma matriz complexa é um termo de armazenamento de dados que se refere a uma matriz de discos que oferecem suporte a estruturas de dados de maneiras mais complexas do que uma matriz RAID simples. Em vez de apenas permitir o armazenamento em vários discos, uma matriz complexa pode realmente microgerenciar o uso de vários discos para criar soluções ideais de transferência e armazenamento de dados.

Definirtec explica Complex Array

O princípio essencial da matriz complexa é que uma estratégia de armazenamento inteligente pode incluir táticas e técnicas para melhor entrada e saída de leitura e gravação, redundância para armazenamento seguro de dados ou outros tipos de otimização de armazenamento de dados melhor, backup e recuperação de dados mais eficazes ou outros funcionalidade aprimorada. Um exemplo é o uso de striping, onde os dados de entrada são direcionados para uma série de discos de forma muito controlada e distribuída. O striping e outros tipos de designs de alocação de armazenamento de dados ajudam os discos a dar suporte ao armazenamento de dados de maneira personalizada, o que pode ser ótimo para muitos tipos de uso corporativo.

Outro princípio comum de uma matriz de armazenamento de dados complexa é a paridade de disco. Aqui, o sistema verifica se os dados chegam a seu local de armazenamento na mesma quantidade e informa que saíram de seu local original. Manter a paridade em vários discos pode fornecer um sistema tolerante a falhas, para que tudo funcione bem se qualquer unidade de disco individual falhar ou for comprometida. Existem várias maneiras de obter essa funcionalidade, muitas delas marcadas com o rótulo RAID, pois envolvem o uso de uma matriz redundante de discos independentes. Vários níveis de RAID mostram diferentes tipos de operabilidade para tolerância a falhas e outros objetivos. O princípio de um array complexo pode ajudar as empresas a microgerenciar suas soluções de armazenamento de dados para antecipar muitos dos problemas comuns que costumavam derrubar sistemas e levar à perda de dados valiosos.