Linha trocada

Definição - O que significa Linha Comutada?

Uma linha comutada é um link de comunicação estabelecido por meio do uso de equipamento de comutação que permite o estabelecimento de uma conexão entre dois dispositivos de transmissão. A linha comutada fornece uma conexão temporária entre dois terminais de usuário ou máquinas e dura apenas por um determinado período. As linhas comutadas minimizam os custos da linha, mantendo as vantagens dos sistemas interligados. Eles são mais baratos em comparação com as linhas alugadas e geralmente são adequados quando há pouco tráfego, bem como para conectar vários sites remotos.

Definirtec explica Linha Comutada

Uma linha comutada permite que um caminho de transmissão física seja estabelecido e dedicado a uma única conexão entre dois pontos de uma rede enquanto durar a conexão. No entanto, a rede comutada não tem links dedicados entre os pontos ou usuários e, portanto, requer hardware de comutação extra.

O equipamento de comutação fornece um caminho de comunicação temporário entre os dois terminais de usuário, dando aos dois usuários o uso exclusivo do link. O caminho de comunicação fornecido pela linha comutada pode variar cada vez que uma conexão é estabelecida entre dois usuários.

As linhas comutadas são comumente usadas para sistemas de telefone de voz comuns, nos quais a companhia telefônica reserva o caminho físico estabelecido entre o chamador e o número chamado. A reserva dura toda a chamada e ninguém mais pode usar as linhas físicas associadas durante esse período.

Um dispositivo de comutação, como uma rede de filial privada (PBX), é geralmente usado em uma organização para fornecer aos usuários a capacidade de compartilhar várias linhas telefônicas externas diretamente de seus ramais. O PBX permite que os usuários acessem e compartilhem algumas linhas externas e, portanto, elimina a necessidade de atribuir a cada usuário uma linha individual.

As vantagens de uma linha comutada são:

  • Baixo custo, especialmente se houver baixo uso ou tráfego entre terminais
  • Fornece meios para acessar e conectar várias máquinas distantes
  • Flexibilidade, pois muitas máquinas que oferecem diferentes serviços podem ser acessadas
  • Quando ocorre uma falha em uma conexão com uma instalação, o usuário ou a máquina pode rediscar e obter uma rota alternativa para a instalação.