Linguagem de marcação

Definição - o que significa linguagem de marcação?

Uma linguagem de marcação é um tipo de linguagem usada para anotar texto e incorporar tags em documentos eletrônicos com estilo preciso, independentemente da plataforma do computador, sistema operacional, aplicativo ou programa.

O termo linguagem de marcação é derivado da marcação de manuscritos, onde marcações manuscritas eram anotadas na forma de instruções para impressão. As linguagens de marcação também são usadas em listas de reprodução, gráficos vetoriais, serviços da Web e interfaces de usuário. HTML é a linguagem de marcação mais amplamente usada.

Definirtec explica a linguagem de marcação

Existem três tipos de linguagem de marcação eletrônica:

  • Marcação de apresentação: usada por sistemas tradicionais de processamento de texto com WYSIWYG; está escondido de usuários humanos.
  • Marcação procedural: integrada com texto para fornecer instruções de processamento de texto aos programas. Esse texto é visivelmente manipulado pelo autor. Os sistemas de marcação procedural incluem construções de programação, onde macros ou sub-rotinas são definidas e chamadas por nome.
  • Marcação descritiva: usada para rotular partes de um documento de como devem ser tratadas. Por exemplo, a tag HTML é usada para rotular citações no texto.

Gencode foi a primeira apresentação de linguagem de marcação pública em processamento de texto por computador. Algumas outras linguagens de marcação importantes incluem:

  • Látex
  • Linguagem de Marcação Extensível
  • Generalized Markup Language (GML)
  • Linguagem de marcação generalizada padrão (SGML)
  • HyperText Markup Language (HTML)

As linguagens de marcação geralmente entrelaçam o texto do documento com as instruções de marcação nos mesmos dados ou fluxo de arquivo. Os códigos entre colchetes angulares (<>) são instruções de marcação (também conhecidas como tags) e o texto entre essas instruções é o texto real do documento. Os códigos que aparecem perto do início e do final da primeira instrução são conhecidos como marcação semântica e descrevem o texto incluído. Em contraste, a marcação de apresentação especifica uma característica particular do texto sem uma descrição.