Ligação de dados

Definição - o que significa vinculação de dados?

A vinculação de dados, no contexto do .NET, é o método pelo qual os controles em uma interface de usuário (IU) de um aplicativo cliente são configurados para buscar ou atualizar dados em uma fonte de dados, como um banco de dados ou documento XML.

Antes do .NET, o acesso aos modelos de vinculação de dados era limitado aos bancos de dados. Assim, muitos sistemas de gerenciamento de banco de dados (DBM) poderiam acessar indiretamente a fonte de dados por meio de sua interface de programação de aplicativos (API) sem qualquer flexibilidade no controle do processo de vinculação de dados. Esse problema é resolvido no .NET fornecendo controle fino de como os dados são vinculados e o comportamento da interface do usuário com Windows Forms e classes ADO.NET na estrutura. O desenvolvimento de aplicativos da Web é simplificado fornecendo capacidade de vinculação de dados a páginas da Web usando controles da Web do lado do servidor .NET.

Definirtec explica Data Binding

As vantagens de usar vinculação de dados em .NET são as seguintes:

  1. Redução no tamanho do código
  2. Melhor desempenho do aplicativo
  3. Desenvolvimento rápido de aplicativos baseados em dados
  4. Personalização do processo de ligação de dados padrão, modificando o código gerado sempre que necessário
  5. Controle fino na vinculação de dados por meio de eventos
  6. Feedback visual sobre erros de validação associando regras de validação de dados com validação de tipo de dados integrada de controles na IU (por exemplo, valor de data inserido no controle de data)

A vinculação de dados forma o link para sincronizar os dados entre o provedor de dados (fonte de dados) e o consumidor de dados (dados de exibição da IU), permitindo uma conexão bidirecional entre os elementos visuais e a fonte de dados. Por exemplo, a propriedade text de uma caixa de texto de formulário do Windows pode ser associada ao nome de um aluno obtido em um banco de dados. A vinculação também pode ser aplicada a um gráfico de um controle de imagem, cor de fundo de um controle ou outra propriedade de um controle em um formulário.

O .NET framework fornece opções de vinculação de dados simples e complexas em Windows Forms para acessar dados de bancos de dados e estruturas, como arrays e coleções. No caso de uma opção de vinculação de dados simples, um controle na IU é vinculado a um valor de dados em uma fonte de dados enquanto em uma opção complexa. Além disso, um controle é vinculado a uma coleção de dados, como um controle Datagrid vinculado a um conjunto de dados que representa uma lista de valores.

O Windows Presentation Framework (WPF) no .NET 4.0 implementou o conceito de vinculação de dados conectando as propriedades de objetos de destino de vinculação (elementos WPF) e qualquer fonte de dados, incluindo consultas de Language Integrated Query (LINQ), objetos Common Language Runtime (CLR), XML e outras fontes de dados. Ele fornece modelos de dados para controlar a apresentação dos dados.

Quando a vinculação de dados é aplicada a páginas ASP.NET, qualquer controle de servidor pode ser vinculado a propriedades, coleções, expressões e métodos simples, etc. Todas as expressões de vinculação de dados devem estar contidas nos caracteres <% #%>. As classes do framework, como Dataset, DataReader e outras são utilizadas para obter dados do banco de dados e vincular aos controles da página web.

As limitações da vinculação de dados incluem a sobrecarga causada pela verificação da versão dos controles, o driver / provedor Open Database Connectivity (ODBC) instalado no sistema do usuário e a distribuição de uma nova versão de controles e middleware necessários para usar o aplicativo no sistema do usuário sistema.