Liderança em energia e design ambiental (leed)

Definição - O que significa Liderança em Design de Energia e Ambiental (LEED)?

Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED) é um conjunto de sistemas de classificação para avaliar o design e o desempenho ambiental de edifícios, casas e bairros. Idealizado pelo Green Building Council dos Estados Unidos, o sistema fornece especificações para projetos de ações ecologicamente corretas tanto durante a construção quanto no uso do edifício. O LEED foi iniciado para valorizar, impulsionar e acelerar as práticas de construção verde.

Definirtec explica Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED)

A Liderança em Energia e Design Ambiental é um programa voluntário e fornece uma estrutura para edifícios verdes que podem identificar e implementar soluções mensuráveis ​​de design, construção, manutenção e operações. Uma característica saliente do LEED é sua possível adaptação por diferentes tipos de edifícios. Ele mede nove áreas principais:

  • Prioridade regional
  • Sites sustentáveis
  • Inovações em design
  • Materiais e recursos
  • Energia e atmosfera
  • Eficiência da água
  • Qualidade ambiental interna
  • Conscientização e educação
  • Localizações e ligações

O sistema baseado em crédito define critérios idênticos para cada projeto para se qualificar e incentiva fortemente o design sustentável. Isso faz com que os operadores e proprietários de edifícios sejam mais ambientalmente responsáveis ​​e também usem os recursos de forma mais eficiente. O LEED fornece certificação para projetos de construção de qualidade que satisfaçam os requisitos. As certificações fornecidas pelo LEED são categorizadas como Certified, Silver, Gold e Platinum, com mais pontos atribuídos a maior eficiência energética.

Existem muitos benefícios em obter a certificação LEED em projetos. Em primeiro lugar, projeta uma imagem positiva do projeto para a comunidade. As práticas de construção verde podem ajudar na economia significativa de custos e energia. Promove energia limpa e renovável. A qualidade do ar interno e a luz natural proporcionam melhor qualidade de vida aos moradores dos edifícios. Indiretamente, isso ajuda a aumentar a produtividade das pessoas no prédio, casa ou bairro. Muitas cidades e estados estão oferecendo benefícios fiscais para edifícios verdes e algumas agências do governo dos EUA também estão adotando o LEED ou padrões semelhantes, com alguns classificando a qualificação mínima como equivalente à certificação LEED Silver.