Latência

Definição - o que significa latência?

Latência é um termo de rede para descrever o tempo total que um pacote de dados leva para viajar de um nó a outro. Em outros contextos, quando um pacote de dados é transmitido e retornado à sua origem, o tempo total da viagem de ida e volta é conhecido como latência. Latência refere-se ao intervalo de tempo ou atraso quando um componente do sistema está esperando que outro componente do sistema faça algo. Essa duração é chamada de latência.

Definirtec explica Latência

Na comunicação de dados, redes digitais e redes comutadas por pacotes, a latência é usada em dois contextos principais. Um representa uma viagem de ida, enquanto o outro é uma viagem de ida e volta. A latência unilateral é medida contando o tempo total que leva para um pacote viajar de sua origem ao destino.

A latência de ida e volta é medida adicionando latência unilateral do destino ao tempo que leva para o pacote retornar do destino e chegar à origem. Ao contrário da latência unilateral, a latência de ida e volta sempre exclui o tempo de processamento no ponto de destino. Um serviço chamado ping é usado para medir a latência de ida e volta.

Na transmissão de rede formal, os quatro elementos a seguir estão envolvidos na latência:

  1. Atraso no armazenamento: conforme os dados são gravados em discos rígidos e outros dispositivos de armazenamento, ocorre um atraso na leitura e gravação de e para diferentes blocos de memória. Os processadores geralmente consomem muito tempo para encontrar o local exato para ler e gravar dados. Às vezes, dispositivos intermediários como switches ou hubs também causam atrasos.
  2. Processamento de dispositivo: a latência não se limita a dispositivos de armazenamento, mas também pode ser causada por diferentes dispositivos de rede. Por exemplo, quando um roteador recebe um pacote de dados, ele guarda esse pacote por alguns segundos para ler suas informações e também para gravar algumas informações extras.
  3. Transmissão: Existem muitos tipos de meios de transmissão e todos têm limitações. Cada meio, de fibra óptica a cabos coaxiais, leva algum tempo para transmitir um pacote de uma origem a um destino. Os atrasos de transmissão dependem do tamanho do pacote; pacotes menores levarão menos tempo para chegar ao seu destino do que pacotes maiores.
  4. Propagação: atrasos ocorrem mesmo quando os pacotes viajam de um nó para outro na velocidade da luz.