Laser azul

Definição - O que significa Blue Laser?

O laser azul é um laser com comprimento de onda menor, da ordem de 360 ​​a 48 nm de radiação eletromagnética. O comprimento de onda mais curto faz com que pareça azul ao olho humano. Os lasers azuis têm um comprimento de onda mais curto do que os lasers vermelhos mais comumente usados. Eles podem ser produzidos com gases, índio-gálio, infravermelho ou lasers de diodo, todos operando no comprimento de onda azul. Os lasers azuis têm uma capacidade de armazenamento maior e são usados ​​em uma ampla gama de aplicações em telecomunicações, armazenamento de computador e tecnologia de impressão.

Definirtec explica Blue Laser

Um laser é um feixe de luz focalizado em que o feixe consiste em raios de apenas um comprimento de onda. A intensidade dos feixes de laser é muitas vezes maior do que a dos feixes de luz regulares. Conforme os fótons de um determinado comprimento de onda são concentrados para formar um laser, ele é marcado por uma cor distinta, dependendo do comprimento de onda. No caso dos lasers azuis, essa faixa de comprimento de onda existe entre 360 ​​e 480 nm.

Os feixes de laser são produzidos por meio de técnicas especiais, que geralmente envolvem uma substância especial por meio da qual os fótons são produzidos e liberados como um feixe de laser focalizado. Os fótons são produzidos por meio de uma reação química em uma determinada substância que emite fótons de um determinado comprimento de onda, que são então concentrados usando um tubo e espelhos reflexivos para produzir um feixe de luz intenso. A energia é adicionada à luz normal por esse processo, e a luz laser resultante pode ser intensa o suficiente para cortar metal.

Os diodos laser azuis foram inventados pelo inventor japonês Shuji Nakamura. Algumas substâncias usadas na produção de lasers azuis incluem gás hélio-cádmio, gás argônio-íon, nitreto de gálio, etc. Eles também podem ser produzidos usando lasers infravermelhos ou lasers de estado sólido com bombeamento de diodo. Os lasers azuis mais comumente usados ​​são os lasers de nitreto de gálio.

Lasers azuis são usados ​​em Blu-ray, que é usado como um padrão de armazenamento em DVD e aplicativos relacionados. Os lasers azuis também têm um amplo escopo de aplicação na impressão, pois permitem uma resolução mais alta em comparação com os lasers vermelhos usados ​​em impressoras a laser.