Javascript object notation (json)

Definição - o que significa JavaScript Object Notation (JSON)?

JavaScript Object Notation (JSON) é um formato de troca de dados de padrão aberto baseado em um subconjunto de sintaxe JavaScript. JSON é baseado em texto, leve e geralmente considerado de fácil leitura / gravação.

Embora intimamente conectado ao JavaScript, JSON é independente de linguagem. Embora independente, JSON usa convenções semelhantes a outras linguagens (por exemplo, C, C ++, Java, Perl e Python), tornando JSON uma linguagem de troca de dados ideal.

As características JSON incluem o seguinte:

  • Flexibilidade, permitindo ao programador definir chaves.
  • Menos sobrecarga, pois o conteúdo é composto principalmente de dados.
  • Dados portáteis.
  • Não proprietário.
  • Formato comum e conveniente para serviços da web.

Normalmente utilizado no desenvolvimento de aplicativos da Web, JSON pode ser usado como um formato de dados para qualquer aplicativo onde as informações são armazenadas como texto.

Definirtec explica JavaScript Object Notation (JSON)

JSON é preferido por alguns em vez de XML como formato de troca de dados porque é menos detalhado, funciona rapidamente, reduz o tamanho dos dados e simplifica o processamento de documentos. É amplamente utilizado no desenvolvimento da web, especialmente porque transfere informações perfeitamente entre tecnologias potencialmente incompatíveis. Por exemplo, pode envolver um aplicativo Java em execução em uma máquina UNIX ou um aplicativo C # em execução no Windows.

Certas precauções são aconselhadas, já que JSON está sujeito a problemas de segurança derivados do interpretador JavaScript e literais de objeto, que executam texto JSON dinamicamente como JavaScript. Em outras palavras, JSON é vulnerável a invasores de inserção de JavaScript, que podem hackear e extrair conteúdo do sistema / servidor Web e objetos de aplicativos transmitidos. Existem técnicas de aprimoramento de segurança JSON e podem resolver esses problemas. Portanto, antes de implementar JSON, os desenvolvedores devem estar continuamente cientes de todas as brechas de segurança e possíveis soluções.