Janelas, ícones, menus e dispositivo apontador (wimp)

Definição - O que significa Windows, Ícones, Menus e Dispositivo Indicador (WIMP)?

Windows, ícones, menus e dispositivo apontador (WIMP) denota um estilo de interação humano-computador envolvendo os elementos mencionados da interface gráfica do usuário (GUI), que é o método de interação mais comum usado por computadores desktop hoje. A interação WIMP foi desenvolvida na Xerox PARC em 1973, e o termo foi cunhado por Merzouga Wilberts em 1980, com o método popularizado pelo Macintosh da Apple em 1984.

Definirtec explica Windows, ícones, menus e dispositivo apontador (WIMP)

A interação do Windows, ícones, menus e dispositivo apontador (WIMP) é o que o público em geral está acostumado na computação, porque é a interação mais comum usada em sistemas operacionais populares como Windows, SO da Apple e até mesmo no Linux e UNIX modernos. como sistemas operacionais. Mas em sistemas operacionais mais orientados para o desenvolvimento, como Linux e UNIX, há uma opção de abrir mão do dispositivo apontador e realizar toda a interação com o sistema operacional por meio do prompt de comando ou shell, mas as janelas permanecem.

Características de um sistema WIMP:

  • Uma janela isola os programas uns dos outros, o que permite ao usuário alternar entre os programas em execução, dando foco a janelas específicas.
  • Os ícones funcionam como atalhos para vários programas, locais e ações possíveis no sistema operacional.
  • Um menu que pode ser baseado em texto, baseado em ícones ou uma combinação de ambos pode ser usado como um sistema de seleção para várias tarefas.
  • Um ponteiro representa a localização do movimento de um dispositivo, normalmente um mouse usado para fazer seleções na GUI.

Como o WIMP é muito comum, ele foi erroneamente usado como sinônimo de GUI. Isso é falso porque, embora todos os sistemas WIMP sejam um tipo de GUI, nem todos os tipos de GUIs são WIMP, alguns não usam janelas para isolar aplicativos e sistemas operacionais móveis como Android e iOS usam ícones, widgets e menus, mas não janelas ou dispositivos apontadores.